sexta-feira, 29 de maio de 2009

57 Anos da Esquadrilha da Fumaça

Pra quem é apaixonado pelo NA T-6 e admirador do Coronel Braga, não pode deixar de ser apaixonado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, que completou 57 anos de existência com honra e louvor. O início da saga de pilotos e mecânicos que empolgam multidões, deu-se em 14 de Maio de 1952 e até 1977 utilizava-se os aviões norte-americanos NA T-6 Texan, construídos sob licença no Brasil durante a Segunda Grande Guerra, com os quais foram realizadas 1225 apresentações. No final dos anos 60, por um breve período, operou os jatos de fabricação francesa Super Fouga Magister, denominados T-24, que na Força Aérea Brasileira (FAB) realizou 46 apresentações.

Reativada em 1982, a Esquadrilha da Fumaça passa a utilizar os turboélices de treinamento T-27 Tucano, fabricados no Brasil pela EMBRAER, atualmente com mais de 3220 demonstrações realizadas pelo Brasil e no exterior.

Fomos até Pirassununga, onde fica sediada a Esquadrilha da Fumaça, na Academia da Força Aérea, para conferir a apresentação em comemoração aos 57 anos e em homenagem aos ex-fumaceiros. Graças à Tenente Eveline, entramos com credencial de imprenssa e pudemos observar a apresentação em um local privilegiado, de onde tirei diversas fotos que se encontram na galeria mais abaixo. Outra oportunidade foi entrevistar integrantes da Esquadrilha, e enquanto a maioria procurava entrevistar o Ten Cel Av José Aguinaldo de Moura, o “comandante da Esquadrilha”, fomos mais modestos e entrevistamos o Maj Av Cláudio José Lopez David. Segue abaixo a entrevista:

daniel duarte: O que o motivou a ingressar na Força Aérea Brasileira?

Maj Av David: A Paixão de ver os aviões no Campo dos Afonsos no RJ, e dentro da Força Aérea Brasileira, passei a conhecer um pouco mais do trabalho da Esquadrilha da Fumaça aqui na Academia, e procurei focar minha carreira de forma que vim a compor essa equipe.

daniel duarte: Então primeiro a motivação foi entrar na Força Aérea e depois na Esquadrilha da Fumaça?

Maj Av David: Sem dúvida!

daniel duarte: Quanto tempo de treinamento é necessário para ingressar na Esquadrilha da Fumaça?

Maj Av David: O piloto quando ingressa na fumaça, já possui uma certa experiência, no mínimo 1500 horas de voo sendo 800 de instrução, mas uma vez que ele ingressa na Esquadrilha da Fumaça, ele passa por uma bateria de 72 missões de 1 hora cada uma, o que leva cerca de 3 meses para a formação do piloto, isso sendo já um piloto experiente antes de ingressar na fumaça.

daniel duarte: A Esquadrilha da Fumaça deixa algo a desejar com relação as Esquadrilhas de Apresentções Internacionáis?

Maj Av David: Não. Cada uma tem sua características. O que eu posso adiantar é que a Esquadrilha da Fumaça é muito adimirada não só no Brasil mas no exterior. O respeito que se tem pela Esquadrilha da Fumaça é enorme, nós temos o record mundial de voo invertido com o maior número de aeronaves em formação (12 aeronaves, que foi batido em 2006) o que é uma característica clássica da nossa esquadrilha, a capacidade de voo invertido em formação com grande quantidade de aeronaves.

daniel duarte: Algumas esquadrilhas de demonstração internacionáis utilizam fumaça colorida. Por que a Esquadrilha da Fumaça não utiliza?

Maj Av David: O que acontece é que a fumaça colorida prejudica a visibilidade, sujando o canopy, afetando assim a segurança. Então seu uso fica restrito. Nós a utilizamos classicamente durante o desfile de 7 de Setembro, mas não em demonstrações aéreas, apenas em desfile aéreo que não borra o canopy.

daniel duarte: Justamente por ser voo reto nivelado?

Maj Av David: Exatamente!

daniel duarte: Algum ídolo particular dentro da Esquadrilha da Fumaça?

Maj Av David: Nós temos alguns ícones, e o que há é um grande reconhecimento por parte daqueles que nos antecederam. Essa festa é devido a eles, nós a promovemos justamente para trazê-los aqui, estamos aqui recebendo ex-integrantes e sempre fumaceiros. Internamente a gente fala “uma vez fumaceiro, sempre fumaceiro!”.

Muito obrigado ao paciente Maj Av David e à Ten Eveline por nos proporcionar essa oportunidade. Para ver a Galeria de Fotos, Clique Aqui. Abaixo segue algumas fotos:

Fonte: Daniel Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário