quinta-feira, 30 de abril de 2009

Copa Airlines lança promoção de bilhete grátis


A Copa Airlines e a Mastercard acabam de criar uma promoção para destinos no Caribe, América do Sul e América Central.
A partir de agora, quem comprar um bilhete aéreo da Copa com Mastercard, para Aruba, Santo Domingo (República Dominicana), Cidade do Panamá, San José (Costa Rica), Cidade da Guatemala, Cartagena, San Andres e Barranquilla (Colômbia) pode levar um acompanhante grátis nas mesmas datas e voos do titular.

A promoção vale para compras até 14 de maio e viagens até 30 de junho, com saídas de todas as cidades operadas pela companhia no Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus.

O bilhete para Aruba custa US$ 699 para as duas pessoas (média de US$ 350 por pessoa) e poderá ser parcelado em cinco vezes sem juros com cartões Mastercard. A passagem para San José sai por US$ 899 (média de US$ 450 por pessoa). Para Santo Domingo e os demais destinos, o preço será de US$ 999.

Consulte as lojas da Copa Airlines para mais informações – 11/3549-2672 para São Paulo e 0800-771-2672 (para o restante do País).

Voo direto Brasil-Israel será inaugurado domingo em Guarulhos


O próximo domingo será um dia histórico para milhões de cristãos e judeus do Brasil e da América Latina. Às 19h15 um Boeing 777-200 da empresa aérea israelense EL AL partirá do aeroporto de Guarulhos (SP) para o primeiro voo direto entre Brasil e Israel. “Com esta rota, estamos inaugurando uma ponte entre o Brasil e a Terra Santa”, acredita o presidente da EL AL, Haim Romano.

O avião da EL AL chegará ao Brasil no domingo de manhã, trazendo turistas e autoridades israelenses, entre elas um dos dois rabinos-chefes de Israel. Após o desembarque dos passageiros, a aeronave será lavada com água do Rio Jordão trazida especialmente para comemorar o evento.

A partir de domingo, EL AL oferecerá três voos semanais partindo de São Paulo para Tel Aviv, em Israel, com tarifas a partir de US$ 999,00 (incluindo taxas). Por meio de acordos com empresas áreas latino-americanas, a EL AL fará conexões rápidas e convenientes para Israel a partir de várias cidades do continente, entre elas Buenos Aires, Santiago, Lima, La Paz, Quito e Montevidéu, além de outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro e Salvador. Os voos direitos partirão aos domingos, terças e quintas-feiras, às 19h15, e chegarão a Israel no início da tarde do dia seguinte. A duração do voo São Paulo-Tel Aviv será de aproximadamente 14,5 horas.

Segundo o Ministério do Turismo de Israel, 31.660 brasileiros visitaram o país em 2008, um aumento de 55% na comparação com o ano anterior. A expectativa é que os novos voos diretos ajudem a aumentar ainda mais o fluxo de turistas brasileiros e latino-americanos à Terra Santa, assim como o de israelenses para o Brasil e américa Latina. Através de acordos com operadoras de turismo, a EL AL oferecerá uma grande variedade de passeios turísticos, como peregrinações pelos caminhos percorridos por Jesus. “O lançamento do primeira rota direta regular entre a América Latina e Israel é um evento histórico para a EL AL, para o Estado de Israel e para os países do Oriente Médio e da América Latina”, celebra o presidente da empresa Haim Romano.

A rota a ser operada entre Brasil e Israel utilizará os novos jatos Boeing 777-200, com 270 assentos. Na Primeira Classe serão oferecidas 12 poltronas conversíveis em camas totalmente horizontais; na Classe Executiva há 35 poltronas semiconversíveis e bastante amplas; e a Classe Econômica oferece 232 poltronas com espaços bem maiores do que a média de outras aeronaves. Os passageiros terão diversas opções de lazer, como sistema pessoal de entretenimento e um cardápio com pratos israelenses e mediterrâneos.

Além de beneficiar os milhares de peregrinos e turistas interessados em visitar a Terra Santa, os novos voos também incrementarão as viagens de negócios entre a América Latina e Israel. Um acordo de livre comércio entre o país e o Mercosul está em vias de aprovação, o que elevará a um novo patamar estas relações comerciais.

JAL planeja encomendas de jatos da Embraer


A companhia aérea Japan Airlines (JAL) anunciou a pretensão de adquirir um total de 18 aeronaves de pequeno e médio porte durante o ano fiscal que termina em março de 2010.

Das 18 aeronaves, 14 serão encomendadas junto à Boeing, sendo nove unidades do 737, duas do 767 e três aviões 777, e as quatro aeronaves restantes serão jatos regionais de 76 passageiros da Embraer.

O total da transação está estimado em 180 milhões de ienes.

Fonte: Avião Revue

OceanAir amplia malha aérea e passa a voar para mais de 90 trechos nacionais

oceanair

A partir de 18 de maio, a OceanAir amplia sua malha aérea e passa a voar mais de 90 trechos diários. Agora, a companhia tem a possibilidade de atender até 30 mil novos passageiros por mês. Diversos destinos ganham novas freqüências e o Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, terá sua operação ampliada com ligações diárias para Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Chapecó (SC). A Hiper Ponte ganha novos voos, agora de Santos Dumont ao Aeroporto de Guarulhos.

A companhia inicia suas novas operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos com cinco freqüências diárias (em cada sentido) - hoje, a OceanAir já opera oito frequências Santos Dumont/Congonhas (em cada sentido). “Vamos oferecer aos nossos passageiros a opção de escolher em qual aeroporto pretende chegar ou partir”, afirma o diretor Geral da OceanAir, José Efromovich.

Efromovich explica que, a partir de Santos Dumont, serão 30 operações diárias (pousos e decolagens) ligando o Aeroporto do Rio de Janeiro às cidades de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis. A ampliação da operação em Santos Dumont também irá proporcionar o crescimento de outras ligações, como os voos São Paulo/Porto Alegre, com quatro frequências diárias, Guarulhos/Belo Horizonte e Guarulhos/ Florianópolis/Chapecó, com mais uma freqüência por dia.

Hoje, a companhia aérea voa para 21 aeroportos, com 74 voos diários. A partir de 18 de maio, concentrará suas operações em 20 aeroportos e 19 cidades.

Três mulheres ingressam no time de pilotos da Azul


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras contratou três co-pilotos mulheres. Elas passarão por treinamento e devem se juntar aos tripulantes da companhia ainda este mês de abril. Antes da chegada de Maria Medeiros, Daniela de Lima e Aline Silveira, a equipe era formada apenas por homens.

Há 16 anos na área, Maria Medeiros conta que começou como comissária, função em que trabalhou por oito anos. Neste meio tempo, se capacitou para pilotar. Quanto ao desafio de ser uma mulher no comando de uma aeronave, a co-piloto revela que, às vezes, o passageiro fica meio ressabiado ao notar que uma mulher está pilotando o avião, mas no final eles ficam muito contentes e curiosos. “Você acaba levando isso como um desafio.”

Já Daniela de Lima trilhou um caminho diferente. Com planos de se formar em Engenharia aeronáutica, ela começou um curso para piloto privado, visando adquirir mais conhecimento técnico, mas, diante dos resultados obtidos em sua avaliação, se viu encorajada pelos instrutores a continuar. “Quando eu fiz o primeiro voo não consegui mais largar”, comenta. Com 10 anos de carreira e 1900 horas de voo, está animada para começar a pilotar os E-Jets, os jatos mais modernos do mercado.

De fato as mulheres conseguem se destacar em determinadas tarefas, principalmente aquelas em que se necessita a atenção a muitos detalhes, e principalmente, uma característica exclusiva nas mulheresra, o fato de serem multi-tarefa. Claro que há homens que conseguem realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, assim como há mulheres que até realizam várias tarefas ao mesmo tempo mas sem qualidade nenhuma, porém, por ser uma característica nata das mulheres é mais fácil você encontrar quem tem facilidade de executar com perfeição muitas tarefas ao mesmo tempo.

Aos poucos as mulheres vem se destacando pilotando aviões, algumas companhias aéreas extrangeiras possuem mulheres na cabine de comando de seus aviões, assim como no Brasil, como é o caso da Gol, e a Azul com certeza não podia ficar fora dessa, já que é uma empresa que tem se destacado no cenário nacional surpreendendo a todos, semana a semana, mês a mês, seja com promoção, qualidade de serviço ou outras inovações e criatividades. Parabéns a Azul por mais uma!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Grupo paranaense cria companhia aérea de cargas

Em maio, uma nova companhia aérea deve decolar no Paraná. Com investimento inicial de US$ 5 milhões, o grupo JetSul, responsável pela maior empresa de aviação executiva do Sul do país, constituiu a RIO Linhas Aéreas, que vai operar no transporte nacional e internacional de cargas. O primeiro avião da empresa, um Boeing 727-200F, está no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, aguardando a última autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar o primeiro voo.
Inicialmente, a RIO prestará serviços para outros agentes de cargas, como a VarigLog, Correios e Banco Central, realizando voos de acordo com as necessidades desses operadores.
O modelo de negócios da RIO será focado no sistema ACMI, que consiste em fornecer Aeronave (Aircraft), Tripulação (Crew), Manuntenção (Maintenance) e Seguro (Insurance) para grandes operadores logísticos e outras companhias aéreas.
A RIO deve ser única empresa do Brasil dedicada a prover este tipo de serviço. “Algumas empresas de transporte têm contratos que às vezes não podem cumprir, por falta de aeronaves; aí, a saída é alugar aviões de outras empresas. Mas essas empresas devem ser homologadas para operar neste tipo de transporte, como é o nosso caso”, explica o assessor de planejamento da RIO, Mauro Martins.
O plano de negócios da companhia também prevê a possibilidade de operar no futuro com o transporte segmentado de passageiros. Esta modalidade consiste em atender rotas específicas onde há demanda mas não existe linha regular. “Uma dessas hipóteses seria uma linha de passageiros ligando Curitiba a Manaus, passando pelo Centro-Oeste. Estes estudos já existem, mas só serão executados numa próxima fase, após a consolidação no setor de cargas”, afirma Martins.
Aeronave
O Boeing 727-200F, que tem capacidade de transportar até 25 toneladas, foi financiado em 2 anos com recursos da própria empresa. No futuro, a RIO também pretende incorporar um DC-10 à sua frota de operações com cargas.
Em 2008, a exportação de cargas pela via aérea movimentou pouco mais de US$ 10 bilhões em todo o Brasil, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Deste total, US$ 475 milhões partiram de aeroportos paranaenses.
“O Paraná é o quinto estado brasileiro em importação e exportação (de cargas aéreas) e o segundo no segmento de produtos eletrônicos. Mas, atualmente, 80% da carga paranaense é exportada a partir de Viracopos, em Campinas. Queremos aproveitar esse potencial, fazendo o desembaraço alfandegário aqui mesmo, no Paraná”, explica o diretor.
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segunda-feira, 27 de abril de 2009

Boeing 787 aproximando-se do primeiro voo.



Jon Ostrower está reportando no Blog dele que a Boeing acaba de confirmar que completou com sucesso a primeira fase de testes de pré-voo dos sistemas do 787 como também afirmou que o teste final do trem de pouso está ocorrendo neste momento e que depois disso o ZA001 será rebocado para a “linha de voo” provavelmente ainda hoje a noite.

Este é um importante passo já que o Dreamliner 1 não retornará mais ao hangar até que todo o programa de testes de voo esteja completo (não ser que ocorra alguma coisa muito errada). Com o ZA001 na linha de voo, a Boeing continuará com os testes de pré-voo finais, que incluem testes de fogo, taxi, motores e freios até chegar ao primeiro voo. As datas ainda não são conhecidas, mas estamos cada vez mais perto de ver o Boeing 787 Dreamliner alçar voo!

Você pode ler o reporte do Jon aqui.

Jobim comemora liberdade de descontos em todos os voos internacionais


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, manifestou nesta quinta-feira (23) sua satisfação com a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que estabeleceu a liberdade tarifária em todos os vôos internacionais. “A decisão da Anac corresponde ao cumprimento da própria lei que a criou, e que estabelece como regra a liberdade tarifária”, declarou Jobim pouco antes de embarcar de Buenos Aires (Argentina) para La Paz (Bolívia), onde se encontrará com o ministro boliviano da Defesa, Walter San Miguel.
Segundo Jobim, o principal beneficiário da decisão da Anac será o usuário do transporte aéreo, que passará a ser tratado com as mesmas regras que já estavam em vigor no mercado interno e nas viagens para a América do Sul. “Ela tem efeito em relação à proteção e benefícios para o usuário brasileiro”, afirmou Jobim. Com a medida, até o fim do ano todas as companhias poderão conceder o desconto que desejarem em seus voos.
A liberdade tarifária foi determinada pelo artigo 49 da Lei nº 11.182/2005, que criou a Anac. Ela também é respaldada pela Política Nacional de Aviação Civil, aprovada pelo presidente da República em 18 de fevereiro de 2009, por meio do Decreto nº 6.780. Apesar do previsto na legislação, a companhias aéreas cobravam um preço mínimo nos voos destinados a países fora da América do Sul, amparadas por uma liminar judicial.
Com a superação dos entraves jurídicos, e se a medida for publicada até o fim de abril, a expectativa é de que de maio a julho as empresas poderão conceder descontos de até 20% sobre os preços mínimos. Esse percentual subirá para 50% nos três meses seguintes; para 80% de novembro a janeiro de 2010, e dentro de um ano não haverá mais preço mínimo para as passagens. As empresas não são obrigadas a conceder descontos, mas a Anac acredita que a concorrência obrigará as companhias a oferecer a vantagem aos passageiros, a exemplo do que já ocorre com as passagens para o Brasil que são compradas no exterior.

Azul se aproxima do lucro


Voe Aazul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a companhia aérea de David Neeleman, informou que está trabalhando com um nível de ocupação de assentos superior ao das maiores empresas aéreas do País e que prevê gerar lucro até o fim deste ano.
“Os passageiros pagantes ocuparam mais de 70% dos lugares disponíveis este mês, em relação aos 67% de março”, disse Neeleman, principal executivo da companhia e criador, anteriormente, da JetBlue Airways Group. Ele havia dito em fevereiro que a Azul, sediada em São Paulo, igualaria receita e despesa com um fator médio de ocupação de cerca de 60%. A Azul, que cobre apenas rotas brasileiras, cumprirá a meta de gerar lucro mensalmente em 2009, mesmo com a deterioração da economia, disse Neeleman.

Fonte: Jornal do Comércio

sábado, 25 de abril de 2009

Líder Aviação terá novo hangar homologado pela Hawker

Hangar da empresa no Aeroporto de Jacarepaguá será o único Centro de Serviços Autorizado do Brasil preparado para manutenção das aeronaves Baron e Bonanza.


A partir do dia 01 de maio, o novo hangar da Líder Aviação no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, estará homologado como o único Centro de Serviços Autorizado da Hawker Beechcraft Corporation no Brasil para a manutenção dos modelos Baron e Bonanza.

A escolha foi feita devido à excelente infra-estrutura do hangar, que oferece espaço e conforto ao operador da aeronave, além de não haver restrição de acesso (slots para pouso ou decolagem) no aeroporto. A iniciativa da Líder tem como objetivo oferecer aos proprietários dos modelos Baron e Bonanza a melhor opção para a realização dos serviços de manutenção.

O hangar, inaugurado em setembro de 2008, recebeu um investimento de R$ 7,5 milhões e compreende uma área total construída de 4.275 m², em um terreno de aproximadamente 6 mil m². É o maior hangar do Aeroporto de Jacarepaguá, com uma cobertura de seguro global de US$ 350 milhões.

INVESTIMENTOS

A Unidade de Manutenção de Aeronaves da Líder Aviação continua seu processo de constante crescimento. Conta com investimento de US$ 300 mil em treinamentos no Brasil e exterior com foco na capacitação dos 230 profissionais da unidade; US$ 11 milhões em peças para seu estoque – o que garante o pronto atendimento das aeronaves em manutenção e a certeza de segurança e qualidade de trabalhar apenas com materiais rastreáveis – e US$ 5 milhões em ferramental específico para utilização em manutenção de aeronaves.

Aeronautica abre 455 vagas


Interessados em ingressar na carreira militar poderão inscrever-se de 07 de abril até 07 de maio para os Exames de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS-B / 193 vagas) e ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS-B / 262 vagas).

O salário inicial bruto, após a conclusão do curso ou do estágio, é de R$2.962,14.

O Curso de Formação de Sargentos tem duração de dois anos e terá vagas nas seguintes especialidades: grupo I - Controle de Tráfego Aéreo, Eletricidade e Instrumentos, Equipamento de Vôo, Meteorologia, Suprimento, Cartografia e Informações Aeronáuticas; grupo II - Comunicações, Estrutura e Pintura, Fotointeligência, Mecânica de Aeronaves, Material Bélico, Eletromecânica, Guarda e Segurança e Metalurgia. O candidato precisa ter concluído o nível médio.

O Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento tem duração de 24 semanas. A escolaridade exigida é nível médio e formação técnica em Obras, Enfermagem, Laboratório, Eletrônica, Administração, Música, Radiologia e Sistemas de Informação.

Interessados de ambos os sexos, com idade entre 17 e 23 anos (até a data da matrícula), podem se inscrever nos Exames de Admissão, com exceção das vagas abertas para as especialidades do Grupo II do CFS, que são exclusivas para homens.

As provas serão aplicadas em todas as regiões do Brasil e as localidades estarão especificadas nos Editais. O Edital do CFS será publicado até o final do março e do EAGS já foi publicado.

O candidato poderá se inscrever somente pela internet e obter mais informações pelos sites www.fab.mil.br e www.eear.aer.mil.br, ou pelos telefones (12) 3123-1335 e 3123-1270.

Fonte: Máquinas Voadoras

Avião de pequeno porte cai e mata duas pessoas em Lontras-SC

Um avião de pequeno porte caiu na tarde deste sábado em uma pastagem localizada no bairro centro, em Lontras, Santa Catarina. Duas pessoas morreram no acidente.

Segundo informações da Polícia Militar, a queda aconteceu por volta das 16h30, após o piloto da aeronave tentar realizar um pouso no aeroporto Helmuth Baungartem, em Lontras. Nenhuma casa foi atingida pela aeronave, que explodiu depois da queda.

A polícia foi acionada e após o controle das chamas, foram encontrados os corpos de dois tripulantes. A PM informou que apenas o documento do piloto foi encontrado nos destroços, a outra vítima ainda não foi identificada.

Os corpos foram encaminhados ao IGP (Instituto Geral de Perícias) da cidade de Rio do Sul (SC). Ainda não há informações do que causou a queda.

Fonte: Folha Online

quinta-feira, 23 de abril de 2009

British Airways comemora 40º aniversário do vôo inaugural de seu 1º Concorde


No mês de abril, a British Airways comemora o 40º aniversário do vôo de seu primeiro Concorde, ocorrido em 1969. A companhia possuiu sete das aeronaves supersônicas que mudaram a história da aviação e aposentou as últimas delas em outubro de 2003.Primeiro jato comercial supersônico do mundo, até hoje o Concorde é um clássico histórico sem concorrentes. A aeronave é tão importante para a British Airways que se tornou tema de uma das salas do novo Terminal 5, no aeroporto de Heatrhow, Londres.O Concorde Room, um local para relaxar e fazer negócios, exclusivo para passageiros da primeira classe, é um ambiente no qual é possível desfrutar de inúmeras mordomias, como:Jantar reservado com cabines elegantes e serviço completoConcorde BarSuíte moderna com cama e banheiroTrês quartosTerraço e área de contemplação para desfrutar de um drinque relaxante e vistas espetacularesDos sete Concordes da British Airways que voaram comercialmente, seis estão em exibição e abertos ao público nas seguintes localizações:G-BOAA – Museo do Voo, EdimburgoG-BOAC – Aeroporto de Manchester (recentemente reformado)G-BOAD - USS Intrepid, Nova York (recentemente reformado)G-BOAE – Aeroporto Internacional Grantley, BarbadosG-BOAF - Filton Aerodrome, BristolG-BOAG – Museu do Voo, Seattle.


Fonte: Aviation On Line.

Embraer exibe Ipanema a álcool na Agrishow 2009





A Embraer participa, de 27 de abril a 2 de maio, da Agrishow 2009 (www.agrishow.com.br) – 16ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, na cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo, município localizado a 319 km da capital paulista.A Embraer ocupará o estande 1206, na Avenida C, e exibirá o Ipanema, primeira aeronave no mundo fabricada em série certificada para operar com álcool.“A Agrishow Ribeirão Preto consolidou-se nos últimos anos como uma das grandes feiras agrícolas do país, constituindo-se hoje em importante oportunidade para expormos nosso produto a potenciais clientes que participam do evento”, afirmou Almir Borges, Diretor Industrial da Embraer – Unidade Botucatu.“Em 2008, entregamos 32 aviões Ipanema, sendo cerca de 95% na versão a álcool, o que demonstra a boa aceitação do mercado para este modelo que utiliza combustível alternativo e proporciona ganhos significativos de produtividade.”O mercado de aviação agrícola brasileiro é o segundo maior do mundo e cerca de 75% da frota de aeronaves é do modelo Ipanema. Comercializado pela Neiva, subsidiária integral da Embraer localizada no município de Botucatu, no interior do Estado de São Paulo, o Ipanema tem mais de mil unidades entregues em 37 anos de produção ininterrupta.Originalmente propelido a gasolina, mais de 70 aeronaves Ipanema a álcool e 180 kits de conversão já foram entregues desde 2005. O álcool é de duas a três vezes mais barato que a gasolina de aviação, reduz os custos de operação e manutenção e tem um impacto muito menor sobre o meio ambiente.


O Ipanema é o campeão brasileiro de vendas em seu segmento e pode ser equipado com uma série de opcionais, tais como o pulverizador eletrostático, o difusor de sólidos e o Sistema de Posicionamento Global Diferencial (Differential Global Positioning System – DGPS), tanto nas versões a gasolina como a álcool. O motor movido a álcool permite um aumento de cercade 5% na potência, melhorando o desempenho geral do avião.Além de ser utilizado na indústria agrícola, principalmente na pulverização de defensivos, o Ipanema também pode ser usado no combate a incêndios, reboque de planadores, nucleação de nuvens, povoamento de rios e combate a vetores e larvas.




Fonte: Embraer.

Agência libera preço de passagens em todos os voos internacionais


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) decidiu nesta quarta-feira liberar os preços das tarifas de todos os voos internacionais. Atualmente existe um valor mínimo para estas tarifas, com exceção dos voos com destinos dentro da América do Sul. A decisão passará a valer quando for publicada no "Diário Oficial" da União de amanhã.

Inicialmente, as empresas poderão dar descontos de até 20% sobre o valor mínimo atualmente praticado. Gradualmente, os descontos poderão ser ampliados até que as tarifas sejam totalmente liberadas, o que ocorrerá a partir de 23 de abril de 2010.
Para a diretora-presidente da Anac, Solange Vieira, a medida permitirá maior acesso dos usuários ao transporte aéreo internacional. Ela ressaltou que a liberdade tarifária auxilia o desenvolvimento do mercado, que foi fortemente atingido pela crise econômica global.
"A liberdade tarifária é uma forte aliada do combate à crise, ajudando a manter o grau de ocupação das aeronaves por meio da redução de preços. Ganham as companhias e ganha o consumidor brasileiro", disse Solange em seu voto favorável à liberação dos preços.
A regulação vigente sobre as passagens internacionais por companhias nacionais e estrangeiras no Brasil limitava os descontos que poderiam ser oferecidos sobre uma tabela de referência de valores, o que não ocorre nos bilhetes comercializados nos Estados Unidos ou na Europa.
Pela regra, eram determinados os preços mínimos que podiam ser praticados em cada trecho, embora não houvesse um limite máximo permitido. Assim, mesmo que uma companhia tivesse condições de praticar uma tarifa menor do que a estabelecida na tabela, não poderia fazê-lo.
Desde 1º de setembro de 2008 as empresas são liberadas para praticar descontos para qualquer país da América do Sul. No mercado doméstico, também há essa liberdade.


Fonte: CIRILO JUNIOR da Folha Online, no Rio

Air France-KLM vai fechar até 3.000 postos de trabalho até 2011

A diretoria da companhia aérea franco-holandesa Air France-KLM informou nesta quarta-feira o fechamento de 2.500 a 3.000 postos de trabalho até 2011, mas sem demissões diretas.
Pelo plano de redução do quadro de funcionários, a empresa não irá substituir aposentados nem renovar contratos de curta duração, além de bloquear contratações. Durante o ano fiscal 2008-2009 (encerrado no dia 31 de março), a Air France fechou 2.400 postos de trabalho.
No mês passado, a Air France-KLM anunciou que prevê um prejuízo de cerca de 200 milhões de euros (US$ 265,2 milhões, no câmbio de hoje) no ano fiscal de 2008 --encerrado no dia 31 de março. Será o primeiro resultado negativo desde que ambas assinaram o acordo de fusão, em 2003.
"O exercício 2009/2010 será aberto em um contexto de crise sem precedentes com uma ausência de visibilidade da evolução da conjuntura econômica e de sua volatilidade de parâmetros, como as divisas e o preço dos combustíveis", declarou o diretor geral do grupo, Pierre-Henri Gourgeon, em comunicado divulgado então.
No dia 13 de fevereiro, durante a divulgação de seus resultados do terceiro trimestre (outubro a dezembro), o grupo Air France-KLM previa "um resultado positivo de suas atividades" para seu exercício fechado em 31 de março (2008/2009).
No ano fiscal de 2007 (encerrado em 31 de março de 2008), o lucro foi de 1,405 bilhão de euros (US$ 1,863 bilhão, no câmbio de hoje).

terça-feira, 21 de abril de 2009

TAM vai operar mais 34 voos a partir do Santos Dumont


A TAM divulgou que vai iniciar a operação nos próximos dias de 34 voos a partir do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para sete destinos nacionais: Aracaju, Belo Horizonte (Confins), Brasília, Curitiba, Recife, Salvador e Vitória. Essas 17 frequências diárias foram autorizadas no processo de sorteio de horários conduzido pela ANAC para operações de voos sem restrições de destino no aeroporto carioca e somam-se às 31 frequências diárias da ponte aérea entre Rio e São Paulo que já são operadas pela TAM regularmente. A companhia voa atualmente para 42 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com empresas regionais, chega a 79 destinos diferentes do território nacional.

Airbus assume divisão de aeronaves militares da EADS


A antiga divisão de aeronaves de transporte militar da EADS acaba de ser totalmente integrada à Airbus. A nova unidade de negócios será responsável por todos os contratos militares da fabricante, que inclui os modelos menores CN-235 e CN-295 e o avião tanque MRTT, além do A400M. A nova unidade também possui versões militares de aviões civis e continuará fornecendo assistência e serviços a clientes e companhias aéreas. A integração tornará a organização e a gestão de programas militares mais eficientes porque serão implantadas linhas de comando simples e unificadas. A melhor alocação de recursos industriais e de engenharia será um dos mais importantes benefícios dessa integração.

Fonte: Flap Internacional

Helibras vai instalar simulador do modelo EC-725 no Rio de Janeiro


A fabricante brasileira de helicópteros juntamente com a Eurocopter anunciaram o desenvolvimento de um simulador de voo do modelo EC-725, que ficará baseado no Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é parte de um investimento da ordem de 150 a 200 milhões de euros no projeto do EC-725, que prevê o fornecimento de 50 aeronaves às Forças Armadas brasileiras. Entre os principais investimentos estão a ampliação da capacidade de produção da fábrica em Itajubá/MG e o aumento do quadro de profissionais da companhia, dos atuais 300 para 600 colaboradores até 2011. Concebido para recriar a cabine de pilotagem e as missões do modelo, o simulador entrará em operação no final de 2010 e permitirá a formação dos pilotos que irão operar os helicópteros na Marinha, no Exército e na Força Aérea. O simulador reforça a segurança de voo e oferece uma formação completa independente das condições climáticas e da disponibilidade de aeronaves, permitindo recriar as mais complexas missões sem o menor risco. Além do contrato firmado com o governo brasileiro, o Ministério de Defesa do México também encomendou em março deste ano, um lote de seis aeronaves EC-725.

Azul prepara ponte aérea entre capitais nordestinas


A Azul Linhas Aéreas está negociando com nove governandores do Nordeste um acordo para interligar nove capitais da região. “É um projeto para fomentar o turismo, ligando as principais cidades”, disse o presidente da companhia, Pedro Janot.

Em parceira com a empresa, governadores estão buscando apoio do governo federal, via incentivos fiscais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), relatou Janot.

O objetivo do projeto, que poderá contar com acordos de code-share com companhias internacionais, visa facilitar o trânsito de turistas, especialmente os estrangeiros, entre as várias capitais nordestinas.

“Estamos desenhando diferentes cenários, nos quais poderemos incorporar de quatro a dez aeronaves só para cuidar deste trecho, informou o presidente da companhia aérea.

A operadora que estreou há quatro meses no mercado brasileiro, opera hoje com nove jatos, que fazem 14 rotas, a maioria interligando o aeroporto de Viracopos, em Campinas (interior paulista) e capitais no Nordeste e Sul do País, além do Rio de Janeiro.

De acordo com o executivo, após ter obtido no mês passado a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar no aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a Azul vai lançar ainda esta semana quatro novas rotas.

Com o previsto aumento de frequência das rotas atuais, a companhia pretende elevar para 13 a 16 o número de jatos em operação até dezembro.

Segundo Janot, já há alguns indícios de melhora no mercado doméstico de aviação civil, o que se revela no nível de ocupação dos voos da companhia, que subiram de 65% para 70% este mês.

“Isso vai nos permitir praticar tarifas de melhor qualidade para a companhia”, disse Janot, lembrando a meta fixada pelo dono da Azul, o empresário David Neeleman, de atingir a lucratividade ainda em 2009. A expectativa da companhia é assumir também em dezembro a terceira posição no ranking de viagens domésticas, atrás de TAM e Gol.

Segundo ele, com a melhora nas condições no mercado de crédito internacional, alguns bancos já começam a procurar a Azul com ofertas de financiamento, embora não haja planos para novas compras de jatos no curto prazo. A Azul encomendou 40 aeronaves da Embraer e tem opções de compra de outras 36 unidades

Webjet inicia vendas para voos Santos Dumont-Brasília


A Webjet Linhas Aéreas inicia no próximo dia 27 de abril suas operações no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro. Inicialmente, a companhia terá três voos diários para Brasília, com possibilidade de conexão imediata para Recife. Os trechos já estão à venda no site e pelo televendas da Webjet.

Os voos para a capital federal partem do Santos Dumont às 7h17, 13h07 e 18h34, com retorno às 9h45, 16h05 e 21h00. Para Recife, será possível fazer conexão utilizando o voo que sai do Rio às 13h07, decolando de Brasília às 15h35 e chegando ao Aeroporto dos Guararapes às 18h05. A volta, também via Brasília, tem saída de Recife às 12h35, com conexão às 16h05 e chegada ao Santos Dumont às 17h53.

A companhia usará nos trajetos Boeings 737-300, com capacidade para 136 passageiros.

Em uma segunda etapa, prevista para maio, a Webjet ampliará sua oferta de voos saindo do Santos Dumont, cujos destinos estão em fase de aprovação

Fogo no painel de CB’s do cockpit



A foto abaixo mostra o resultado de um início de fogo no painel de “circuit breakers” de um Bombardier CRJ-200 operado pela ASA para a Delta Connection. O fogo ocorreu logo após a fonte externa ter sido ligada ao avião em preparação para o voo. Havia apena o comandante e uma comissária a bordo, que saíram ilesos pela porta da frente. Os bombeiros apagaram o fogo depois que um buraco de mais ou menos 18 polegadas se formou na face esquerda superior da fuselagem.
O voo iria de Tallahassee Regional Airport (TLH), em Tallahassee na Florida para Hartsfield Jackson Atlanta International Airport (ATL), em Atlanta, Georgia.
Fotos enviadas pelo amigo Renilson inspetor do FAA. Uma prova de que as cobranças do FAA em relação a reparos em fiação de aeronaves faz sentido.

Fonte: Ví lá no Lito (Smart´s Blog)

Tam ganha sete frequências para África do Sul


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou o pedido da Tam para a alocação de sete frequências regulares mistas para a África do Sul. Segundo a agência reguladora, a decisão “é resultado do processo seletivo realizado no último dia 5 de março, tendo em vista a disponibilidade de frequências no âmbito do Acordo sobre Serviços Aéreos firmado entre o Brasil e a África do Sul”. A Tam já informou que inicia voo para Johannesburgo, na Africa do Sul no segundo semestre deste ano. A empresa também negocia um code-share com a South African Airways (SAA).

A Anac também aprovou o pedido da companhia aérea para designação como empresa de transporte aéreo regular para Portugal. Ou seja, a Tam, que atualmente opera em code share alguns voos com a Tap, está autorizada a voar para Portugal com operações próprias.

Embraer entrega jato Phenom 100 para o primeiro cliente frotista


A Embraer entregou no início do mês de abril o primeiro jato Phenom 100 para a Executive AirShare. A empresa de propriedade compartilhada de aeronaves com sede em Kansas City, Estado de Missouri, EUA, é o primeiro cliente de frota da Embraer a receber um jato Phenom e possui uma carteira total de pedidos firmes de 44 aviões Phenom 100 e seis Phenom 300.

“Parabenizamos a Executive AirShare pelo primeiro de muitos jatos Phenom a serem entregues nos próximos meses e anos”, disse Ernest Edwards, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da Embraer para os Estados Unidos, Canadá, México e Caribe – Aviação Executiva.

“Estamos comprometidos em manter um relacionamento duradouro com a Executive AirShare e esperamos trabalhar juntos neste momento em que a empresa inicia a operação da frota de jatos Phenom.”

Em maio de 2007, a Executive AirShare fez um pedido inicial para sete aviões Phenom 100, com opção para outras sete aeronaves. O pedido foi expandido em setembro do mesmo ano para incluir dois Phenom 300 e opção para mais dois jatos. Em outubro de 2008, a encomenda foi novamente aumentada e atualmente inclui 50 pedidos firmes para aeronaves Phenom 100 e Phenom 300.

“Estamos muito impressionados com as modernas e tecnologicamente avançadas instalações da Embraer, bem como com a sua equipe de profissionais”, disse Keith D. Plumb, Presidente da Executive AirShare e Vice-Presidente de Operações da empresa. “O Phenom 100 é uma das melhores aeronaves em que já voei e nossos funcionários e acionistas estão animados com a incorporação deste novo jato da categoria entry level à nossa frota.”

A Executive AirShare é a única empresa de propriedade compartilhada de aeronaves a oferecer aos clientes o Phenom 100 e o Phenom 300. Os clientes da empresa têm acesso às aeronaves durante um certo número de dias por ano, em vez de um número restrito de horas de vôo por ano, como ocorre com programas semelhantes.

Qantas anuncia demissão de 500 funcionários


A companhia aérea australiana Qantas anunciou nesta segunda-feira (13) o adiamento dos pedidos de quatro aviões Airbus A380 e de 12 Boeing 737-800, devido à “deterioração rápida e significativa” do mercado. A Qnatas informou ainda que demitirá 500 empregados.

Além disso, dez aparelhos A380 de um pedido de 20 realizado pela companhia serão colocados a venda. A Qantas anunciou também uma redução de 570 milhões de dólares em seus investimentos.

O comunicado da empresa destaca que, além da demissão de 500 funcionários, outros 1 250 poderão ser dispensados para defender a viabilidade da companhia a longo prazo.

A Qantas havia despedido 1 500 empregados em julho de 2008 e 90 executivos no mês passado.

Fonte: Avião Revue

Argentina vai comprar 20 jatos da Embraer


O governo argentino anunciou nesta segunda-feira (13) a disposição de adquirir 20 aviões Embraer 190 para renovação de parte da frota da Aerolíneas Argentinas e sua subsidiária Austral. O acordo, que envolve ainda a instalação de um centro de manutenção de aeronaves e um equipamento de simulação de voos para treinamento de pilotos na sede da Área Material Córdoba (AMC), está em fase de negociação e deve ser fechado pelos presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner durante a visita do brasileiro a Buenos Aires no próximo dia 23.

Pelo pacote, o governo argentino deve pagar US$ 150 milhões, dos quais 85% serão financiados com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As novas aeronaves devem substituir os velhos Boeing 737-200 e 737-500, com mais de 30 anos, e começam a ser incorporados à frota em janeiro de 2010, mas existe a possibilidade de duas delas chegarem à Argentina ainda em meados deste ano. É a primeira renovação da frota da Aerolíneas Argentinas desde 1991.

Os modelos 190 fazem parte da família de jatos E-jet, de 70 a 120 assentos. O modelo vendido aos argentinos tem capacidade para 106 passageiros, pode ser utilizado em rotas de cabotagem e em voos regionais. “Com isso podemos realizar um dos velhos objetivos da Aerolíneas e Austral: ter voos diários e diretos a todas as províncias, podendo inclusive operar novos destinos”, afirmou Julio Alak, administrador da companhia, à agência de notícias estatal Telam. “São aviões de última geração, mais confortáveis e modernos, consomem 30% menos combustíveis que outros jatos do mesmo porte e requerem menor gasto de manutenção por serem novos.”

Alak destacou que o simulador de voo permitirá a capacitação e atualização de pilotos internamente, sem que tenham de ir ao exterior. O simulador que pertencia à companhia foi levado para a Espanha nos anos 90, como previa o contrato de privatização. O gerente da Aerolíneas esteve ontem em São José dos Campos (SP) acompanha do Ministro do Planejamento, Julio De Vido, e do Secretário de Transportes, Ricardo Jaime, em visita à sede da Embraer.

O acordo com a Embraer está sendo negociado entre os governos brasileiro e argentino há dois anos, mas só foi concretizado após Cristina Kirchner estatizar a Aerolíneas Argentinas e a AMC. As duas companhias haviam sido privatizadas no governo Carlos Manem (1989-1999). A Aerolíneas pertencia ao grupo espanhol Marsans. A AMC é um complexo para fabricação e manutenção de aviões, situado na capital da província de Córdoba, que pertencia às Forças Armadas até 1995 quando então passou à concessão da americana Lockheed Martin. A intenção do governo é aproveitar as instalações da AMC para produção conjunta de equipamentos para aviação civil e militar, transformando a empresa em parceiro da Embraer.

Recife tem voos atrasados por pane no Cindacta


Uma pane no sistema de comunicação do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de
Tráfego Aéreo III (Cindacta III), que fica no Recife, provocou atrasos de mais
de 30 minutos em 30 vôos e cancelamento de 20 viagens em todo o País, de acordo
com boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
(Infraero). O problema aconteceu na madrugada de ontem. Por causa do problema,
cuja causa não foi identificada, aeronaves que voavam na Região Nordeste ficaram
sem comunicação com a torre do centro por cerca de uma hora e dez minutos. A
torre captava as conversas mas não conseguia transmitir comandos para os
pilotos. Também em razão da pane, voos programados para sobrevoar a área do
Cindacta III foram mantidos no solo em diferentes cidades do Brasil. De acordo
com fontes da Aeronáutica, o problema não ofereceu risco às aeronaves que
sobrevoavam a área porque elas foram monitoradas e conduzidas pelos controles de
aproximação local dos diferentes aeroportos. No Aeroporto Internacional do
Recife, quatro vôos (dois da Gol e dois da TAM) tiveram atrasos de uma hora, em
média. No início da manhã, o funcionamento nos aeroportos já estavam
normalizados.

Fonte: JetSite

Pantanal vai a leilão!!!


A Pantanal, companhia de voos regionais, apresentou na última segunda-feira seu plano de recuperação judicial. Ele estipula a divisão da empresa em duas unidades - uma de operação de voos e a outra de arrendamento (leasing) de aeronaves - e a consequente venda da primeira em leilão. A Pantanal tem dívidas superiores a R$ 50 milhões, sendo pelo menos R$ 40 milhões com o fisco e outros R$ 15,2 milhões com diversos tipos de credores, entre eles a TAM e a Infraero. Segundo o plano desenhado pela empresa, a unidade de operação aérea englobará quase que exclusivamente os contratos de concessão da empresa, que incluem o direito de operação de 16 espaços para pouso e decolagem (slots) em Congonhas, aeroporto mais cobiçado do país. É um modelo parecido com o adotado na recuperação judicial da Varig, que já dura quase quatro anos. Thomas Müller, advogado da Pantanal do escritório Sérgio Müller & Associados, diz que o plano de recuperação estabelece lance para compra dessa unidade no valor de R$ 38,7 milhões e autoriza somente as empresas detentoras de um Cheta - certificado de homologação de empresa aérea - a participar do leilão. “A restrição visa evitar a participação de investidores aventureiros que não conhecem o setor aéreo”, afirma Müller. O eventual comprador dessa unidade também assumiria obrigações em torno de R$ 7 milhões referentes a transportes a executar, leasings e remuneração do administrador judicial da Pantanal. Os credores terão então 30 dias para apresentar contestações, contados a partir da publicação de um edital sobre o plano.

Fonte: JetSite

TAM registra aumento de participação no mercado internacional


A TAM divulgou os dados operacionais do mês de março último, onde a oferta no mercado doméstico aumentou 16,6%, comparado ao mesmo período do ano anterior, enquanto a demanda apresentou um decréscimo de 0,4%, resultando em uma taxa de ocupação de 59,1%. A participação da companhia no segmento doméstico foi de 49,3%. No mercado internacional, a TAM obteve um crescimento de 9,4% em demanda comparado com o mesmo período de 2008, enquanto o crescimento de oferta foi de 26,3%. A participação de mercado da empresa no mês de março foi de 86,8%, representando um crescimento de 17,9 pontos percentuais comparado com mesmo período de 2008. A ocupação internacional da TAM atingiu 66,2%.

Fonte: Revista Flap

Embraer entrega 40 aeronaves no primeiro trimestre do ano







A Embraer entregou 40 aeronaves no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 11,11% em relação ao total de 45 jatos no mesmo período do ano passado. Dos aviões entregues de janeiro a março, 32 foram para o segmento de aviação comercial e oito para o de aviação executiva.

A fabricante de jatos terminou março com US$ 19,7 bilhões de pedidos firmes em carteira, abaixo dos US$ 20,9 bilhões do final de dezembro e dos US$ 20,3 bilhões no encerramento do primeiro trimestre de 2008.

As entregas dos três primeiros meses deste ano incluem seis unidades do jato executivo Phenon 100.

Confira nas imagens algumas das entregas desse primeiro trimestre:

40 anos do 747


Poucos aviões comerciais podem se gabar de possuir uma trajetória tão espetacular como a do Boeing 747, iniciada há quatro décadas e que ainda não terminou. Essa aeronave, conhecida como Jumbo, marcou para sempre a história da aviação comercial, pois no final da década de 1960, revolucionou o transporte aéreo de passageiros.

Quem teve grande influência no seu projeto e desenvolvimento, fazendo sugestões aos engenheiros responsáveis pelo programa, foi Juan T. Trippe, fundador da Pan American, a primeira a colocar o 747 em serviço, após ter realizado uma encomenda de 25 exemplares, por um valor de US$ 525 milhões de 1966.

Em 9 de fevereiro último, o Boeing 747 completou 40 anos e, sem dúvida, comemorará muitos mais, porque, além de ser – depois do 737 – o avião comercial com mais anos em produção, a continuidade do Jumbo está assegurada com a chegada do programa 747-8, em versões de carga e passageiros: a primeira com entregas previstas para o primeiro trimestre de 2010 e, a segunda, para meados de 2011.

O programa 747-8 foi lançado oficialmente em 14 de novembro de 2005, quando a Boeing recebeu um pedido firme de 18 aeronaves 747-8 Freighter por parte das companhias áereas Cargolux (10) e Nippon Cargo Airlines (8), por um valor de US$ 5 bilhões. Hoje, a carteira de pedidos para essa versão do novo Jumbo é de 78 aviões.
Terá uma matéria completa na edição 115 da revista Avião Revue, não deixe de conferir.

Fernando Fischer / texto: José M. Parés

LANÇAMENTO DO BLOG


Hoje dia 21 de Abril, é o lançamento do blog Manutençao de Aeronaves News.
Este blog tem por finalidade, trazer informações sobre a aviação mundial, mostrando as noticias e novidades em termos de legislações aéreas, exames e novidades da Anac, informações técnicas sobre aeronaves e sobre as empresas aéreas.
E bem como disponibilizar informações sobre cursos na área da aviação, vagas de empregos e estágios disponiveis.
Um abraço a todos
Alexandre Assis