segunda-feira, 22 de junho de 2009

British Airways pede a funcionários que trabalhem de graça


A empresa aérea British Airways (BA) pediu aos funcionários que trabalhem de graça, por até um mês, para ajudar a companhia a sobreviver. O diretor executivo da BA, Willie Walsh, já concordou em abrir mão de seu salário mensal de 61 mil libras (cerca de R$ 193 mil) no mês de julho. O apelo foi enviado por e-mail a mais de 30 mil funcionários no Reino Unido, pedindo a eles que sejam voluntários para trabalhar de graça ou tirar licença sem vencimento num período que pode variar de uma semana a um mês.

O desconto no salário será feito em parcelas, de três a seis meses. No mês passado, a BA teve prejuízo anual recorde de 401 milhões de libras (cerca de R$ 1,273 bilhões), em parte por conta do alto preço do combustível e outros custos.

‘Luta pela sobrevivência’

Walsh explicou que a iniciativa para cortar gastos é uma “luta pela sobrevivência”. ”Estou tentando que todas os setores da empresa tomem parte, de alguma maneira, nesta forma de economizar dinheiro para ajudar o plano de sobrevivência da companhia”, disse ele. Nas últimas semanas, a BA realizou reuniões de emergência com sindicatos trabalhistas na empresa, buscando maneiras de economizar dinheiro. Os detalhes de um amplo acordo de pagamento e produtividade devem ser anunciados na quarta-feira.

Esquema flexível

Um porta-voz da empresa disse que eles não têm uma meta de economia exata com este plano. ”O máximo que pudermos, mas não temos um número”, disse ele. A ideia foi lançada pela primeira vez no mês passado, quando a empresa pediu aos funcionários que se candidatem a um mês de licença não-remunerada, ou trabalhem de graça durante o período. Este pedido atraiu mais de mil candidatos. Mas a versão mais recente do esquema, lançado na semana passada por e-mail e em um artigo no jornal interno da companhia, é mais flexível e aceita voluntários para até uma semana.

A BA pede que os funcionários se apresentem até o fim do mês. A empresa disse que outras companhias, como a Cathay Pacific, lançaram iniciativas semelhantes, e a maioria dos funcionários participaram.

Fonte: Globo.com

A350 pode custar 11 bilhões de euros


Airbus calcula em mais de 15 bilhões de dólares projeto do novo jato da empresa, que vai concorrer com o 787 Dreamliner da Boeing.

De acordo com o presidente-executivo da Airbus, Tom Enders, o custo de desenvolvimento da aeronave A350 será de cerca de € 11 bilhões, o equivalente a US$ 15,2 bilhões.

O executivo afirmou que o número não representa um aumento nos planos de investimento do projeto, que criará uma aeronave rival ao 787 Dreamliner da Boeing.
As projeções iniciais apontavam um custo aproximado de 10 bilhões de euros.

Embraer assina contratos de serviço com três clientes na Europa


A Embraer assinou contratos de serviço de cinco anos para o programa Pool de peças de reposição com três operadores europeus – Dniproavia Airlines, da Ucrânia; Athens Airways, da Grécia; e Ándalus Líneas Aéreas, da Espanha – para apoiar a frota de 17 jatos ERJ 145 destes clientes (onze, quatro e dois aviões, respectivamente).

Este programa especial de suporte em materiais reduz consideravelmente a necessidade de investimento do operador em peças de reposição e minimiza os custos administrativos e de estoque associados ao inventário.

“Estamos satisfeitos em apoiar nossos mais recentes clientes do ERJ 145 com o programa Pool de peças de reposição, oferecendo a melhor solução em materiais para garantir os padrões operacionais de alta qualidade de suas frotas, algo com o qual outras empresas aéreas contam há mais de dez anos”, disse Leandro Laia, diretor de Suporte e Serviços ao Cliente da Embraer – Europa, África e Oriente Médio. “Com esse serviço, as companhias aéreas asseguram suas operações, beneficiando-se da experiência em suporte da Embraer e concentrando-se, deste modo, na sua atividade principal – a operação comercial de seus aviões.”

Composto por inventário local e intercâmbio de peças, além de serviço de gerenciamento de reparos, o programa Pool de peças de reposição possibilita às companhias aéreas ter ganhos de escala, independentemente do tamanho de suas frotas. O programa também ajuda a melhorar a disponibilidade das aeronaves, estabelece controle sobre custos de reparo e reduz os gastos das empresas aéreas, transferindo o risco de possuir materiais excedentes ou obsoletos para a Embraer.

Além disso, o programa oferece fornecimento rápido e garantido de peças de reposição, com a conveniência de ter todas as soluções disponíveis no mesmo local (one-stop-shop)

Primeiro leilão de bens da Vasp acontece nesta terça-feira


O primeiro leilão dos bens da antiga companhia aérea Vasp acontece nesta terça-feira em São Paulo. A empresa teve a falência decretada em setembro de 2008 após o não cumprimento do processo de recuperação judicial, iniciado em 2005. Mais de 30 aeronaves, avaliadas em R$ 16,8 milhões, estão postas à vendas e, com o valor arrecadado, será feito o pagamento dos credores. A dívida global da Vasp é estimada em R$ 3,5 bilhões. Só com a Infraero, a empresa acumula dívida de R$ 1,2 bilhão pela estadia das aeronaves em pátios de aeroportos espalhados pelo Brasil, que hoje são reduzidas a sucata. O leilão será às 14h, na Casa de Portugal, em São Paulo.

Os bens incluem 35 aviões, 13 automóveis, um rebocador de aviões, uma plataforma e uma carreta para o transporte de bagagem, avaliados em aproximadamente R$ 140 mil. Também há um imóvel em Maringá (PR), avaliado em R$ 166 mil. Além desses bens, há cerca de 50 imóveis que também já estão sendo preparados para a oferta – que somam cerca de R$ 200 milhões, em valores de 2005 segundo a avaliação feita pela empresa na época.

A Infraero informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que este primeiro leilão não terá relação com o pagamento da dívida com a estatal, e sim para os credores extraconcursais (investidores que colocaram ativos na empresa após o pedido de recuperação, além do administrador judicial e seus auxiliares) e depois, para os funcionários, que são prioridade.

Porém, o valor arrecadado nesse primeiro leilão não será suficiente sequer para pagar os credores, pois a soma dessa parte do débito é de cerca de R$ 120 milhões, segundo informou o advogado Carlos Duque Estrada Jr., que representa os 550 ex-trabalhadores da Vasp em 870 ações individuais.

Segundo a Infraero, a dívida da Vasp inclui tarifas aeroportuárias de embarque, pouso, permanência, concessão de áreas, acesso ao pátio e outros serviços, além da estadia das aeronaves no pátio dos aeroportos, que gerou acúmulo de uma dívida 75 vezes maior do que o valor de todos os aviões juntos. A assessoria disse que não há como calcular os valores sem saber até quando os aviões estarão nas propriedades da estatal.

Blog: Esta noticia me deixa muito triste, pois iniciei minha carreira nesta empresa e permaneci la por alguns anos, e tenho muitas boas lembranças daquela época, dos companheiros e da empresa que era. Eu lamento pelo Brasil perder esta companhia Aérea.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Infraero realiza em junho exercícios simulados em dez aeroportos da rede


Oito treinamentos destinados ao CVE (Corpo de Voluntários de Emergência) e nove Exeac (Exercícios de Emergência Aeronáutica Completo) , além de um parcial, estão programados para este mês de junho e dez aeroportos administrados pela Infraero: Fortaleza (CE), Teresina (PI), Belém (PA), São Luís (MA), Montes Claros (MG), Carajás (PA), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Tefé (AM) e Uberlândia (MG).

Na semana passada foi a vez de Congonhas. Empregados da Infraero e funcionários de empresas que atuam no aeroporto participaram de um exercício que simula um acidente de aeronave, com vítimas, no pátio do aeroporto. O treinamento, denominado Exeap (Exercício de Emergência Aeronáutica Parcial), é realizado pelo menos uma vez por ano com o objetivo de treinar equipes de socorro e membros do CVE. Essas equipes têm a função de prestar os primeiros-socorros a acidentados em caso de ocorrência dentro do sítio aeroportuário.

Simulação

Os voluntários socorreram passageiros de uma aeronave que teria passado por problemas para pousar. As dificuldades teriam sido causadas por ventos cruzados que a fizeram colidir violentamente contra o solo e danificaram o trem de pouso, uma turbina, parte da asa direita e da cauda. Houve simulação de passageiros feridos, vazamento de querosene e princípio de incêndio.

O coordenador de salvamento e combate a incêndio, Esdras Barros, explica que o principal objetivo foi detectar o que pode ser melhorado e avaliar recursos e procedimentos. Os membros do corpo de voluntários de emergência, que passaram por formação prévia de 15 dias, fizeram exercícios práticos durante o simulado e puderam testar a capacidade de responder rapidamente em situações de grande tensão. Esses voluntários agora reforçam o grupo de emergência do aeroporto e estão estão credenciados a prestar os primeiros socorros até que as vítimas sejam encaminhadas a um hospital.

O Exeap é um simulado parcial porque só envolve equipes internas. Pela regulamentação da Oaci (Organização Internacional de Aviação Civil), os aeroportos devem realizar a cada dois anos, alternadamente, um Exeap e um Exeac, que envolve também órgãos externos como as polícias Federal, Civil e Militar, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e hospitais da região.

Nos aeroportos da Infraero, os dois exercícios são realizados anualmente como forma de reforçar ações preventivas. O gerente de segurança operacional da Infraero, Leonardo Marini, explica que essa é mais uma precaução adotada pela empresa. “São exercícios fundamentais para assegurar a capacidade de fazer frente a um possível desastre aéreo e saber se os órgãos envolvidos estão aptos a responder com agilidade”, diz.

Nas últimas poltronas você sente mais as vibrações?

O que significam os sinais sonoros emitidos antes e durante o vôo?

Não sei exatamente quais sinais sonoros você se refere, mas se for aqueles toques simples tipo “dim dom”, são os chamados “chimes”, que indicam para os comissários que algum passageiro ou outro comissario esta chamando (quando ocorre o sinal, acende uma luz no painel dos comissários e eles sabem do que se trata). Também e’ uma maneira de comunicação entre os pilotos e os comissarios, por exemplo: Quando o avião ultrapassa 18.000 pés encerra uma fase de vôo chamada “sterile cockpit”, que e’ a fase em que ninguém pode perturbar os pilotos, apenas em caso de extrema emergência. Então como as comissarias não tem altímetro..rs..quando o avião passa dos 18 mil o piloto aciona o “din don” duas vezes através do aviso de não fumar e as comissarias sabem que já passou o período de “não perturbar” (United Standard).

No youtube há um vídeo de um GOL decolando de Recife e logo após aparecem bolas de fogo saindo da turbina, aparentemente sem afetar o equipamento ou a estabilidade do vôo. Do que se trata?

Você tem o link do vídeo? Gostaria de ver. A presença de bolas de fogo na entrada de ar ou na exaustão são indicativos de um problema que pode acontecer em motores a jato chamado” stall”. Simplisticamente falando, todo o ar que entra em motor para ser queimado junto com o combustível possui um fluxo e pressão bem definidos para todos os regimes de potência. Isso e’ controlado por válvulas de ar e também por variação de angulo das palhetas do compressor. Se ocorrer um desbalanceamento neste fluxo, o motor poderá “tossir”, causando uma enorme perda de potência por alguns segundos, alem de um barulho que os passageiros pensam que o avião vai cair..rs. Em 95% dos casos, quando isso ocorre na decolagem, e’ necessário trocar o motor. Apesar de assustador e barulhento para os passageiros, não e’ algo que ponha a segurança do vôo em risco.

Ultimamente tenho viajado nas últimas poltronas e, coincidentemente ou não, tem sido bastante desconfortável porque mexe demais… é isso mesmo? Nas últimas poltronas você sente mais as vibrações do avião ou simplesmente tive azar, peguei vôos mais turbulentos justamente nestes dias?

Sim Eduardo, o que você sente ao sentar nas ultimas poltronas e’ um movimento na parte traseira do avião chamado de “ dutch roll” (balanco do pato). Já viu como o rabinho do pato balança quando ele anda? Nos aviões de asa enflechada (que e’ o caso de todos os aviões a jato modernos), acontece a mesma coisa, a parte traseira possui um movimento constante de vai-e-vem, que só não e’ maior porque há computadores chamados de “yaw dampers” que diminuem esse efeito, senão seria uma festa de saquinhos de vomito no fundo do avião..rs. Se você quer conforto máximo no vôo, procure sentar bem próximo as asas, que e’ onde fica o centro de gravidade do avião e de onde se “pivotam” todos os movimentos.

Fonte: Lito

Air France e TAM terão seis meses para trocar sensores de velocidade, determina Justiça


As companhias aéreas TAM e Air France têm seis meses, a partir desta terça-feira (9), para substituir os sensores de velocidade de seus aviões. O objetivo da determinação judicial, que teve como base inquérito instaurado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, é garantir mais segurança nos voos efetuados das duas companhias.

O promotor Rodrigo Terra, da Defesa do Consumidor e do Contribuinte do Rio de Janeiro, informou que o Ministério Público verificou que o sensor de velocidade está no centro das investigações da França sobre o desastre ocorrido no último dia 31 com o Airbus A330-200 da Air France, que fazia a rota Rio-Paris.

Como a própria fabricante do avião havia recomendado a substituição dos sensores, e o problema já tinha ocorrido em outras aeronaves desse tipo, o Ministério Público concluiu que as empresas deveriam fazer a troca imediatamente. Segundo Terra, a TAM, que opera com o mesmo tipo de avião no Brasil, e a Air France não atenderam à recomendação do fabricante.

O promotor lembrou que um dos princípios que norteiam o Código de Defesa do Consumidor é o da prevenção do dano. “E, como o serviço de transporte aéreo deve ser prestado de maneira segura, o Ministério Público entendeu que deve ser monitorado o processo de substituição dos sensores de velocidade, instaurando um inquérito civil público, em que já foi emitida inclusive a recomendação de que o processo de substituição seja concluído no prazo máximo de seis meses.”

Terra explicou que, embora seja uma empresa estrangeira, a Air France também é obrigada a substituir os aparelhos, porque presta serviço em território nacional. “Ela [Air France] tem que se adequar às leis locais. O que se quer é justamente que o serviço seja prestado com segurança.” De acordo com o promotor, para isso, é preciso substituir os sensores de velocidade. E, se isso não for feito, o Ministério Público poderá processar as empresas para que nenhum avião seja autorizado a decolar sem ter seguido a orientação do fabricante.

Além disso, as empresas que descumprirem a decisão estarão sujeitas ao pagamento de multa, que será fixada por decisão judicial. O objetivo não é punir as empresas.,“é prevenir o dano ao consumidor”, esclareceu Terra.

Pilotos da Air France ameaçam não voar até troca de sensores em Airbus


O sindicato de pilotos da Air France afirmou nesta segunda-feira ter pedido a seus associados que não voem enquanto a companhia aérea não mudar os sensores de velocidade dos Airbus A330 e A340, dispositivos considerados uma das possíveis causas do acidente com o voo AF447 no último dia 31. “A companhia disse que vai mudar os sensores nas próximas semanas. Nós queremos proteger nossas tripulações e nossos passageiros, por isso não podemos esperar esse prazo”, disse o líder sindical Christiphe Presentier na emissora “France Info”.

Por isso, o sindicato assegurou que pediu a seus membros “que não voem se o aparelho não tiver pelo menos dois dos três sensores modificados”. Presentier afirmou que se trata de “uma medida de precaução” enquanto se investiga a possibilidade de uma falha nesses sensores ter provocado o acidente do Airbus-A330, que voava do Rio para Paris. O líder sindical lembrou que o Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), responsável pelas averiguações sobre a tragédia, apontou os sensores como uma das possíveis causas do acidente, embora ainda não tenha dado uma explicação conclusiva. Presentier indicou que no ano passado foram registrados outros problemas na Air France e em outras companhias relacionados com os sensores de velocidade.

Segundo o BEA, esses sensores enviaram informações contraditórias sobre a velocidade do voo AF447 que caiu no Atlântico.A incoerência desses dados fez com que alguns sistemas eletrônicos do avião deixassem de funcionar, como o piloto automático, segundo o BEA. No entanto, os responsáveis pela investigação afirmaram que é cedo demais para se saber as causas do acidente. A Air France, por sua vez, assegurou que acelerou o programa de substituição dos sensores, iniciado em 27 de abril passado, após os incidentes registrados em vários de seus aparelhos.

A companhia aérea francesa mudou esses sensores em sua frota A320, a primeira em que foi registrado algum tipo de problema, e não iniciou a substituição nos A330 e A340 até que a Airbus propusesse um modelo compatível.

Fonte: Folha On-line.

Pra que retornar o assento pra posição vertical?


Você vem voando sossegado, o encosto do assento para trás, lendo sua revistinha ou ouvindo música. E aí começa a descida para o lugar que você vai estar em instantes. Ao passar por aproximadamente 18.000 pés ( aprox. 6.000 metros), escuta a voz do comandante nos alto-falantes:
“Tripulação, preparar para o pouso, 50 graus em Quixeramobim”

Logo depois entra a comissária pedindo para todos afivelarem os cintos, fechar as mesinhas e retornar o encosto de sua poltrona para a posição vertical.
Alguma vez já se perguntou porquê diabos você tem que retornar o assento pra posição vertical desconfortável no momento do pouso? Se você acha que é pra proteger suas costas em caso de batida, errou.

Resposta: Por questão de segurança em caso de uma evacuação em emergência.
Imagine a seguinte situação: Um passageiro de porte grande, tipo Ed Motta ou Jô Soares sentado na janelinha e de repente tem que sair correndo e o cara da frente deixou o assento confortavelmente reclinado.. vai ser difícil sair né? Mesmo se você for magrinho, um décimo de segundo pode significar a diferença entre a vida ou a morte em uma emergência.

E falando em décimos de segundo, sabe porquê as luzes da cabine são apagadas para a decolagem a noite?

Resposta numa próximo postagem…

AZUL parcela passagens em até 10 vezes sem juros


Até o fim do mês de junho, é possível comprar passagens aéreas na Azul em até 10 parcelas sem juros no cartão de crédito. Não há valor mínimo para a parcela. A promoção é uma alternativa interessante para aproveitar as tarifas já reduzidas da nova companhia aérea. Só para dar uma ideia de preços, de Campinas para Salvador, o bilhete varia a partir de R$ 169 (por trecho), de Campinas para Curitiba varia a partir de R$ 69 (por trecho), Campinas-Recife a partir de R$ 199 (por trecho).

E há outras rotas mais longas também com valores promocionais, como Porto Alegre – Salvador varia a partir de R$ 199 (por trecho) e Porto Alegre – Fortaleza a partir de R$ 269 (por trecho). Nestas duas últimas, o voo faz conexão em Campinas. Em alguns trechos há uma exigência de permanência mínima de 3 dias. As tarifas estão sujeitas a restrições e disponibilidade de assentos.

As passagens aéreas podem ser compradas pelo site da empresa www.voeazul.com.br, através da central de atendimento 3003 2985 (3003 AZUL) ou nas principais agências de viagem.

Infraero firma convênio para controle de avifauna em dez aeroportos


A Infraero acaba de firmar, na última sexta-feira, Dia Internacional do Meio Ambiente, um convênio com a Fundação Universidade de Brasília, por meio do CDT/UnB (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília), para elaboração e execução de planos de manejo e pesquisa da fauna em dez aeroportos brasileiros.

A Fundação será responsável pela elaboração de um estudo técnico que resultará em amplo diagnóstico da situação da avifauna nos aeroportos. Neste levantamento serão identificados possíveis riscos para a aviação, focos atrativos de aves e animais silvestres e a melhor maneira de remanejá-los.

Além do estudo, a UnB também será encarregada de implementar o projeto, ou seja, executar todas as ações necessárias ao manejo da fauna, entre elas as licenças para a captura de animais, para o transporte e para a relocação dos mesmos em outro ambiente. Outro item do convênio é a capacitação de empregados da Infraero que serão encarregados de dar continuidade ao trabalho após o encerramento da parceria.

Com a implantação do programa, espera-se que a Infraero possa atuar na prevenção, contenção e eliminação dos riscos causados pela fauna à atividade aeroportuária.

O convênio tem validade de dois anos. Esse é o prazo para a realização de pesquisas, elaboração e execução dos planos de trabalho. Serão contratados biólogos com especialização em vários tipos possíveis de fauna e equipes de apoio.

Fonte: Aviação em Revista

Que são aquelas anteninhas pretas lá na ponta da asa?

Aquelas antenas são Descarregadores de Estática (Static Dischargers ou Static Wicks). Elas servem para descarregar a energia estática acumulada na fuselagem em virtude do atrito com o ar. É mais ou menos como aquele experimento que a gente fazia na escola, de esfregar um lápis na cabeça (atrito) e depois o lápis atraía os pedaços de papel da mesa (eletricidade). Se não houvessem esses descarregadores (e também TODAS as partes do avião serem interligadas por cabos condutores (bonding)como mostra o desenho abaixo) a energia acumulada interferiria na navegação e nos equipamentos de comunicação.

Graças a esses cabos condutores ligando todas as partes que formam um avião, a eletricidade se dissipa igualmente por cada parte e no caso da aeronave ser atingida por um raio nenhum estrago maior acontece porquê não há partes isoladas. O problema é que normalmente quando um raio atinge um avião, os descarregadores de estática são os que mais sofrem, porquê são o ponto menos resistivo entre a nuvem, o raio e a aeronave.
A foto aqui embaixo é de um descarregador de estática novo de ponta de asa de um Boeing 767. São normalmente 8 em cada asa, e dependendo da posição em que fica, são diferentes.

Gol amplia serviço apostando no diferencial


A Gol acaba de lançar a primeira etapa da implantação de um novo serviço em seus voos. Após a realização de estudos aprofundados e pesquisas com clientes, a companhia vai oferecer – além do serviço de bordo padrão – opções de produtos para a compra a bordo, como sanduíches, bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, doces, além de snacks de marcas conhecidas no mercado brasileiro.

A iniciativa, inédita no Brasil, é a última tendência no mercado internacional de aviação e tem sido implantada de forma bem sucedida e com grande aceitação. As opções oferecidas pela Gol serão apresentadas em menu distribuído durante o embarque, permitindo várias possibilidades de combinações a preços competitivos.

O serviço será disponibilizado inicialmente em voos domésticos partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo) para Belém, Fortaleza, Natal, Porto Alegre e Salvador, mas a empresa vislumbra ampliá-lo para outros trechos dentro de sua extensa malha aérea. O pagamento poderá ser realizado com cartões de crédito e em moeda nacional.

Embraer assina acordo com Falcon Aviation


A fabricante brasileira de aeronaves Embraer assinou um acordo com a Falcon Aviation Services (FAS), empresa de manutenção aérea dos Emirados Árabes Unidos, para expandir o atendimento aos clientes do jato executivo Lineage 1000 naquela região do mundo.

Desde novembro de 2008, a FAS havia se tornado um centro de serviço autorizado Embraer no Oriente Médio, sendo responsável pelos jatos Phenom 100, Phenom 300 e Legacy 600, das categorias entry level, light e super midsize, respectivamente.

A empresa árabe opera dois Legacy 600 e receberá mais um este ano. Segundo informações da Embraer, há ainda encomenda para mais dois jatos Legacy 500 e quatro Phenom 300, além de dois Lineage 1000.

Atualmente, a FAS está construindo uma nova instalação para manutenção de jatos com oito mil metros quadrados no Aeroporto Bateen, em Abu Dhabi, que terá capacidade para receber até três Lineage 1000.

Fonte: Avião Revue

AZUL alcança a marca de 500 mil passageiros transportados


Logo depois de completar 5 meses de operação, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras atingiu a marca de 500 mil clientes transportados. O número foi alcançado na última semana de maio e o mês fechou com 171.040 pessoas transportadas pela nova companhia aérea.

Desde o começo das operações, em dezembro do ano passado, a Azul foi crescendo em número de rotas operadas e de passageiros. Em dezembro, foram 11.013, em janeiro já pulou para 45.071. No mês de fevereiro, a empresa transportou 66.506, em março, 85.277 e em abril fechou o mês com 155.051passageiros. A meta é chegar ao fim de dezembro deste ano com 2 milhões de clientes transportados.

A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro do ano passado, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em freqüências diárias, nonstop. Hoje a nova companhia aérea conecta 13 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Rio de Janeiro, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Manaus. Com as linhas de ônibus, são 18 as cidades conectadas pela Azul.

As passagens aéreas podem ser compradas pelo site da empresa www.voeazul.com.br, através da central de atendimento 3003 2985 (3003 AZUL) ou nas principais agências de viagem.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Caça da FAB intercepta, faz tiro de aviso e obriga o pouso de avião com cocaína

Aeronaves A-29 e o avião-radar E-99, da Força Aérea Brasileira, atuaram na operação que terminou com o pouso de um avião monomotor (matrícula CP-1424) em uma pista de terra próxima a Izidrolândia, distrito de Alta Floresta D´Oeste, no interior de Rondônia. Após o pouso, a Polícia Militar, em coordenação com a Polícia Federal, apreendeu 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave. A operação ocorreu por volta das 17h da última quarta-feira, dia 3.

A aeronave suspeita, de matrícula boliviana, proveniente daquele País, voava a uma altitude de 1500 pés (500 metros) e foi identificada como tráfego irregular pela aeronave-radar. Logo depois, os caças A-29 já realizavam as medidas de averiguação e o reconhecimento do avião suspeito.

Após ser interceptado pela aeronave da FAB, o piloto não prestou informações sobre identificação ou trajetória que pretendia seguir. Além disso, fez manobra em direção à fronteira com a Bolívia. Em seguida, foi dada a ordem ao piloto da aeronave suspeita que pousasse na pista da cidade de Cacoal. A aeronave desobedeceu novamente e baixou a altitude de voo para 300 pés (100 metros).

Com isso, o A-29 realizou o tiro de aviso. Foi a partir dessa medida que o piloto da aeronave suspeita passou a ser “colaborativo”, informaram os militares, ao afirmar que iria obedecer às ordens. Entretanto, o avião suspeito, sem autorização, precipitou o pouso e aterrissou em uma estrada de terra no distrito de Izidrolândia.

As aeronaves da FAB sobrevoaram a área, conforme norma de policiamento do espaço aéreo, para que o suspeito não voltasse a decolar. Com as informações da FAB, viaturas da Polícia Militar, em coordenação com a PF, chegaram ao local e puderam apreender 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave. Um helicóptero H-60 L da FAB transportou na noite de quinta-feira a equipe da PF com a droga apreendida da cidade de Pimenta Bueno (RO) para a capital Porto Velho.

Na madrugada desta sexta-feira, dia 5, uma operação da Polícia Federal e da Polícia Civil local conseguiu capturar os dois pilotos bolivianos. Segundo a PF, eles prestarariam depoimento no posto policial em Pimenta Bueno e seriam presos na própria cidade para aguardar julgamento.

Helibras entrega EC135 customizado


A Helibras acaba de entregar o primeiro helicóptero de fabricação Eurocopter à Falcon Aviation Services, uma companhia de aviação de luxo dos Emirados Árabes. De acordo com a empresa, o modelo – customizado do EC135 - traz uma série de tecnologias visando atender às necessidades de conforto dos passageiros.

Um desses itens, segundo a fabricante, é o baixo nível de ruído da aeronave, que permite operações em ambientes urbanos, durante o dia e à noite, além de não incomodar os ocupantes.

Em sua configuração, a aeronave traz cabine para quatro passageiros, com compartimento de bagagens amplo, toda revestida do “Toile H”, tecido da marca Hermès, utilizado desde a década de 1920 na confecção de seus acessórios.

Internamente, o helicóptero está equipado com assentos em couro, separados da cabine por uma lâmina de vidro, ampliando a sensação de privacidade entre piloto e passageiros.

FAB recebe centésima aeronave A-29 Super Tucano


A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, no final de maio, a 100ª aeronave A-29 produzida pela Embraer. A cerimônia contou com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e de integrantes do Alto Comando da Aeronáutica.

O Super Tucano é uma aeronave turboélice dotada de sistemas aviônicos ultramodernos, incluindo a funcionalidade de visão noturna, armamento inteligente e tecnologia de enlace de dados (data link), e é empregado na FAB em missões de policiamento do espaço aéreo, ataque e reconhecimento aéreo.

Esse evento ratifica a parceria com a Embraer em prol do desenvolvimento aeronáutico brasileiro, e projeta, por meio da aeronave A-29, a capacidade da indústria de defesa no cenário mundial.

Caso você queira ler a mensagem do Comandante da Aeronáutica alusiva ao evento, clique em Leia mais »

EMBRAER entrega 1.100a aeronave da família ERJ 145


A Embraer entregou na semana passada a 1.100ª aeronave da família do jato ERJ 145, em São José dos Campos, Estado de São Paulo. O avião é um jato executivo Legacy 600, modelo que possui mais de 160 unidades entregues para clientes em 25 países desde a entrada em serviço em 2002.

Baseada na bem-sucedida plataforma do jato regional ERJ 145, que conta com cerca de 900 jatos entregues a companhias aéreas em todo o mundo desde 1996, o Legacy 600 conquistou a preferência de proprietários individuais, operadores de vôos fretados, empresas e governos. O Legacy 600 tem importantes qualidades da plataforma do jato regional, incluindo baixo consumo de combustível, custos operacionais reduzidos, manutenção simples e alta confiabilidade. O avião é customizado para atender às necessidades do mercado de aviação executiva, tendo alcance de 6.297 km, ou 3.400 milhas náuticas, acabamento interno de alta qualidade, três áreas distintas de cabine, excelente conforto e assistência global por meio de centros de serviço dedicados para jatos executivos.

“Este é um momento especialmente gratificante pelo fato da 1.100a aeronave da família ERJ 145 ser um Legacy 600, produto que tem apresentado forte aceitação no mercado de aviação executiva”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Parabenizamos todos os milhares de colaboradores da Embraer que contribuíram para o sucesso do programa ERJ 145.”

A aeronave será gerenciada pela London Executive Aviation (LEA), um dos principais operadores de vôos fretados da Europa. A reconhecida empresa opera uma frota diversificada de 25 aeronaves executivas a partir de sete bases no Reino Unido e tem ampla experiência na operação do Legacy 600. O novo jato se juntará a outros dois do mesmo modelo na frota da LEA.

Segundo Patrick Margetson-Rushmore, Executivo-Chefe da LEA, “nossa experiência com o Legacy 600 tem sido extremamente positiva. A aeronave é muito adequada ao mercado europeu e a Embraer tem consistentemente proporcionado excelentes índices de confiabilidade e serviços. Não temos dúvida que este avião atenderá as necessidades do seu proprietário, os nossos clientes de vôos fretados e nós, operadores.”

Fonte: Embraer

Provas da ANAC on-line, agiliza habilitação de profissionais


Quase 20 mil pessoas já realizaram os exames da ANAC na versão on line para obter habilitação de pilotos de avião e helicóptero (nas categorias privado, comercial e de linha aérea), instrutores de voo, comissários de voo, mecânicos de voo e, mais recentemente, mecânicos de manutenção aeronáutica. A versão eletrônica substitui a prova em papel, permitindo ao candidato agendá-la de acordo com suas necessidades e ter o resultado na hora. Antes, as provas eram aplicadas três vezes ao ano, com resultado divulgado em 30 dias. Hoje, o candidato faz as provas on line em uma das sete gerências regionais da ANAC, no escritório da Agência em Curitiba ou nos postos de serviço em cinco aeroportos. No futuro, a ANAC pretende oferecer provas na Internet, sob senha, para que os exames possam ser realizados também em qualquer uma das 155 escolas de aviação civil credenciadas pela Agência no Brasil. Para mais informações clique aqui.

sábado, 6 de junho de 2009

EMPREGOS NA AVIAÇÃO

Mecanico de Aeronaves

Título do Anúncio: Mecânico de Aeronaves 6452 (cod.: 19438A)
Qtde de vagas: 10
Publicação: 19/05/2009
Área(s) Profissional(is): Técnicos - Manutenção, Instalação e Reparos
Cargo: Mecânico de Aeronaves
Salário: A Combinar
Forma de Contratação: A Combinar
Escolaridade: 2. Grau Técnico
Atribuições: Conhecimento em manutenção de aeronaves.
Disponibilidade para trabalhos em turnos.

Divulgação da Vaga: • São Carlos (SP) - 10 vaga(s)
Local de Trabalho: São Carlos

Saiba mais...

EMPREGOS NA AVIAÇÃO

Auxiliar de Manutenção de Aeronaves

Catho.com.br - São José do Rio Preto - SP - Estará desenvolvendo atividades auxiliares, atuando sob supervisão contínua dos mecânicos habilitados (CHT). 2º grau completo. Observações: Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistên - $501 por semana.

Data de entrada:03.06.2009
Quantidade: 25 vagas
Descrição:Estará desenvolvendo atividades auxiliares, atuando sob supervisão contínua dos mecânicos habilitados (CHT).
2º grau completo.

Faixa Salarial: De R$ 501,00 a R$ 1.000,00

Níveis Hierárquicos: Profissional com ensino médio/profissionalizante

Cidades:
  • SAO JOSE DO RIO PRETO-SP (1 vaga)
  • MANAUS-AM (5 vagas)
  • LENCOIS-BA (1 vaga)
  • PORTO SEGURO-BA (1 vaga)
  • SALVADOR-BA (2 vagas)
  • GOIANIA-GO (1 vaga)
  • BELO HORIZONTE-MG (6 vagas)
  • RIO DE JANEIRO-RJ (7 vagas)
  • ARACAJU-SE (1 vaga)


  • EMPREGOS NA AVIAÇÃO

    Supervisor de Manutenção de Aeronaves
    Descrição:Experiência na função,2º grau completo / superior; desejável curso técnico Mecânico de Manutenção,Possuir CHT (célula / GMT / aviônico).

    Observações:Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Tíquete-alimentação, Tíquete-refeição, Vale-transporte
    Regime de contratação: CLT (Efetivo)
    Horário: Oito horas/dia.

    Faixa Salarial:De R$ 4.001,00 a R$ 5.000,00
    Níveis Hierárquicos:Supervisão / Chefia

    Cidades:
  • BELO HORIZONTE-MG (4 vagas)
  • RIO DE JANEIRO-RJ (2 vagas)

  • Vazou as mensagens de ACARS do Air bus AF447

    Essa é a lista das mensagens enviadas pelo Airbus via satélite.
    Algum funcionário tirou um print da tela e postou neste site:
    http://www.eurocockpit.com/images/acars447.php
    Abaixo está a lista “resumida”. Como já expliquei não sou especialista em Airbus, mas imagino que esses números a frente das mensagens são códigos de falha. Uma pena eu não ter acesso a um manual de manutenção do A330.

    Tem uma mensagem aí que não foi mencionada antes: FLT/CTL RUD TRV LIM FAULT
    Em linguagem normal, isso significaria que o leme de direção atingiu o limite máximo de curso (ou perdeu a informação de limite). Pra quem se lembra do acidente com o Airbus A300 em Nova York em 2001, a causa foi o leme de direção excedendo o limite por comando do piloto. Isso por enquanto não quer dizer nada (ou quer dizer tudo no caso do avião ter se partido no ar), mas vale o registro. Não quer dizer que a causa do acidente foi o leme, a causa é outra coisa. Mas pode significar que o leme pode ter causado a ruptura da aeronave em voo.

    Clique na imagem para ver em tamanho maior.

    Acars 447

    Update 1 - Nesta lista (que não está completa, pois não aparece a msg de cabin vertical speed), não há nada que sugira falha elétrica. De onde será que surgiram aquelas informações iniciais da imprensa? Ainda bem que eu já havia postado que não poderia ter sido falha elétrica. Na minha modesta opinião, a lista de eventos aponta na verdade para uma cascata de eventos relacionadas a falha de sensores externos ao avião que alimentam os ADIRUS.

    Daí o anúncio da Airbus de hoje falando sobre procedimentos em caso de indicações conflitantes nos PFDs (instrumento primário dos pilotos)

    A campanha saidinha do forno, para o 747-800

    Dando um “break” nas notícias sobre a tragédia do Air France até que informações factuais apareçam.
    Bem, eu gosto de Boeings. Até porque comecei minha carreira neles.
    A Boeing sabe fazer máquinas voadoras como ninguém, e eles fazem bem logo de cara. Não precisa provar, basta pegar o 737 ou 747 como exemplos. Os 737 vendem muitíssimo bem até hoje para um avião projetado na década de 60, com vários “tweaks” e modificações, porém o projeto estrutural é praticamente o mesmo. Isso mostra a robustez do Design.
    E agora temos o 747-8 em fase de desenvolvimento, com uma asa totalmente remodelada “a la 787″, um “upper deck” alongado e aviônicos de última geração. Alguma dúvida de que vai fazer sucesso? Espero que seja uma das escolhas da United, que informou hoje planos para remodelar a frota.
    Mas o título é sobre a campanha que a Boeing lançou sobre o 787 e vejam que beleza de associação:
    "Both vehicles have an enduring design and state of the art performance. They’ve evolved, improved and sustained their status as market leaders.

    Would you consider a 2009 Porsche 911 Carrera a 40-year old vehicle? Of course not. As the readers of Global Traveler will tell you, the 747 reigns supreme today, and the passenger experience will only improve with the new 747-8 Intercontinental. Or as Tina Turner might say, “simply the best, better than all the rest.”

    Ambos veículos possuem um Design duradouro e performance superior. Eles evoluíram, melhoraram e sustentaram o status de Lideres de Mercado.
    Você consideraria um Porsche Carrera 2009 um veículo velho de 40 anos? Assim como os leitores de Global Traveler podem dizer, o 747 reina supremo hoje, e a experiência do passageiro vai melhorar ainda mais com o novíssimo 747-8 Intercontinental. Ou, como Tina Turner diz “simplesmente O melhor, melhor que todo o resto”

    Não é a toa que os 747 são chamados de “Queen of the skyes”.

    Perguntas sobre o acidente do Air France AF447

    Algumas perguntas dos leitores do Blog:

    a - para não ser enviada nenhuma mensagem pelos tripulantes, é óbvio que foi algo rapidíssimo e devastador, os pilotos não tem códigos automáticos para sequestros etc? se não me engano é só digitar? portanto foi algo repentino?

    Existem códigos universais para sequestro e tem que ser selecionado no painel do transponder, mas há outras maneiras. No caso da Air France, foi tudo muito repentino e eu considero muito remota a hipótese de bomba ou sequestro, quase zero.

    b- 35 000 pés, uma despressurização repentina dá tempo de reação?

    Sim, os pilotos são treinados para medidas de emergência em caso de despressurização. A despressurização por si só não causa um acidente aeronáutico.

    c - devido as dificuldades até agora de se encontrar vestígios, pode ter ocorrido uma despressurização com perda dos sentidos dos pilotos como ocorreu com o 737 da HELIOS em 2005? e o avião ter saido da rota ?
    Não, essa possibilidade é quase zero em aeronaves da Airbus, já que a vávula de pressurização (chamada de Outflow Valve) possui mecanismos automáticos de controle e mesmo havendo colapso total de energia elétrica (o que é outra possibilidade próxima de zero) ela ainda seria capaz de manter a pressurização da aeronave. Se houve perda de pressão na cabine foi por falha estrutural catastrófica ou perda simultânea dos dois motores por algum tempo.

    d - O noticiário sobre o acidente fala sobre “posição TASIL” e “posição INTOL”. O que significa isso? São como se fossem “checkpoints” da viagem?

    São os chamados “fixos” de navegação, são posições geográficas de latitude e longitude ao longo de uma aerovia (uma rodovia aérea). Seria como pegar a rodovia Dutra em direção ao Rio, você sabe que terá que passar por Santa Isabel, Arujá, etc, estes são os fixos. A todo momento um jato tem que saber onde se encontra e não há pontos físicos no meio do oceano, por isso após Fernando de Noronha existem pontos “virtuais” na rota e o computador direciona a aeronave para esses pontos, que são plotados (marcados) em um mapa pelos pilotos, dessa maneira eles sempre sabem onde estão e qual será a alternativa mais próxima em caso de algum problema.

    UPDATE via Lvcivs as 19:00hs 02/junho/2009

    Air France 447
    Airbus A330-200 F-GZCP
    GIG-CDG
    última mensagem às 0214Z 100nm antes de TASIL, ponto de navegação aeronaútica
    TASIL está a 500nm de Noronha, 675nm de Natal: http://tr.im/n6jV
    Site Air France com lista das nacionalidades e demais comunicados oficiais: http://alphasite.airfrance.com/s01/
    Imagem de satélite das 0215Z: http://tr.im/n4OL
    Plantão AF447 do G1: http://tr.im/n4XP
    HF-USB 8834 KHz do SAR
    Pax confirmados segundo a imprensa: http://tr.im/n5HE
    Avião TAM viu fogo no oceano durante madrugada ao passar nas proximidades ao voltar da Europa, 5 a 10 min a norte do fixo TISAL, ainda na FIR Dakar Oceânica.
    Buscas baseadas no Senegal encerradas pelo final da noite
    2 aviões da FAB continuam as buscas durante a noite
    3 navios da Marinha saíram e o 1o chega na manhã de Quarta (3/6)
    A pedido da Marinha brasileira, os navios mercantes Lexa Maersk, Jo Cedar, Ual Texas e Stolt Inspiration foram contatados via satélite e começaram sua busca. http://tr.im/n7fb
    Autoridades senegalesas confirmaram destroços em seu mar territorial, mas que ainda não podem afirmar se se trata do A330.
    R-99 da FAB encontrou objetos no mar durante a madrugada, com confirmação visual de destroços por C-130 de manhã cedo http://tr.im/n9VF
    KC-130 da FAB encontrou por volta das 16Z do dia 02/06 uma faixa de 3nm de destroços do avião da Air France a noroeste dos rochedos de São Pedro e São Paulo.

    Fonte de resposta Lito.

    Últimas notícias do acidente com o Voo 447 da Air France


    1. 14h55min | Mundo

      Anac aguarda definição da nacionalidade de 8 passageiros do voo 447

    2. 14h36min | Mundo

      Veja nomes de passageiros do voo AF 447, segundo familiares e empresas

    3. 13h38min | Mundo

      TJ-RJ confirma três funcionárias no voo 447 da Air France

    4. 13h35min | Mundo

      Psicóloga do TJ-RJ é mais uma passageira confirmada

    5. 12h06min | Mundo

      Saiba mais sobre o voo Rio-Paris AF 447

    6. 09h47min | Mundo

      Air France voo 447: cobertura do 1º dia

    Fonte: G1

    quarta-feira, 3 de junho de 2009

    Últimas notícias do acidente com o Voo 447 da Air France


    1. 18h24min | Mundo

      Veja nomes de passageiros do voo AF 447, segundo familiares e empresas

    2. 18h24min | Mundo

      Air France voo 447: cobertura completa

    3. 18h21min | Mundo

      Jornalista do Legacy questiona controle aéreo por desaparecimento de avião

    4. 18h20min | Mundo

      FAB diz que não fez imagens de possíveis destroços do avião da Air France

    5. 18h06min | Mundo

      Procuradora do Rio está entre os passageiros do voo 447

    6. 17h18min | Mundo

      Possíveis destroços podem ser levados de helicóptero para Fernando de Noronha

    7. 17h17min | Mundo

      Imagens de objetos encontrados no mar devem ser divulgadas no fim da tarde

    8. 17h17min | Mundo

      Navios mercantes ainda não avistaram destroços, informa Marinha

    9. 17h16min | Mundo

      Região das buscas tem média de 4 km de profundidade, diz pesquisador

    10. 17h03min | Mundo

      Casal em lua de mel está entre os passageiros do avião desaparecido

    11. 16h50min | Mundo

      Air France anuncia culto ecumênico em Paris em homenagem a desaparecidos

    12. 16h49min | Mundo

      Ministro da Defesa se reúne com parentes dos passageiros do voo 447

    13. 16h39min | Mundo

      Três navios mercantes estão no local onde foram achados objetos no Atlântico

    14. 16h39min | Mundo

      Governo fará ‘o possível e o impossível’ para achar destroços de avião, diz Lula

    15. 16h32min | Mundo

      Papa se solidariza com parentes de passageiros do voo desaparecido

    1. 13h21min | Mundo

      Região das buscas tem média de 4 km de profundidade, diz pesquisador

    2. 13h14min | Mundo

      Quatro brasileiros da mesma família embarcaram no voo AF 447

    3. 13h13min | Mundo

      Imagens de objetos encontrados no mar devem ser divulgadas no fim da tarde

    4. 13h11min | Mundo

      Air France voo 447: cobertura completa

    5. 13h09min | Mundo

      “Meu filho morreu no dia do aniversário”, diz mãe de dentista

    6. 13h08min | Mundo

      Veja nomes de passageiros do voo AF 447, segundo familiares e empresas

    7. 12h55min | Mundo

      Lista de passageiros só deve sair na quarta, diz Air France

    8. 12h55min | Mundo

      Confira principais perguntas e respostas sobre desaparecimento do voo AF 447

    9. 12h51min | Mundo

      Casal em lua de mel está entre os passageiros do avião desaparecido

    10. 12h49min | Mundo

      FAB envia mais aviões para Noronha e aumenta efetivo para buscas

    11. 12h36min | Mundo

      Avião da marinha francesa chega a Natal para ajudar nas buscas

    12. 12h17min | Mundo

      Aviões da FAB encontram objetos no Oceano Atlântico

    13. 11h55min | Mundo

      TJ-RJ confirma três funcionárias no voo 447 da Air France

    14. 11h54min | Mundo

      Psicóloga do TJ-RJ é mais uma passageira confirmada

    15. 11h37min | Mundo

      Voo AF 447: espanhola voltava de lua-de-mel em voo diferente do marido

    16. 11h25min | Mundo

      Saiba mais sobre o voo Rio-Paris AF 447

    17. 11h15min | Mundo

      Tripulante de avião desaparecido veio ao Brasil para o enterro do pai

    Fonte: G1

    terça-feira, 2 de junho de 2009

    Manutenção de Aeronaves, Matemática, Inglês e Português


    Voltando de sÃO pAULO (capital) no último domingo, estava pensando no Blog e em uma das perguntas mais frequentes que me fazem aqui, e na Etec, que é a respeito da necessidade de se fazer curso de inglês para seguir na profissão de mecânico de aeronaves.. também perguntam muito se a matemática é muito difícil.

    A minha resposta é sempre positiva: Se você quer se desenvolver e chegar a algum lugar (e não só na profissão de mecânico), você tem que aprender inglês (ou francês se quiser ir trabalhar na Airbus). Mas a questão do inglês e da matemática é a parte mais fácil, difícil mesmo é o português.
    Se você não souber nem ao menos escrever a lingua mãe, como espera aprender outra lingua?
    Se você não souber se expressar, transmitir uma idéia, ter raciocínio lógico, como vai discutir um problema com um comandante de um Boeing 777 por exemplo?

    Uma vez alguém comentou comigo do porque os pilotos e comissários terem mais “status” do que o pessoal da manutenção, do porque de quando sair uma matéria em alguma revista semanal sempre aparecerem comandantes e comissários e nunca um mecânico. Para mim, uma das razões reside justamente no fato (já histórico) de que as pessoas acham que mecânicos só precisam saber trocar peças, e pra isso nem cultura precisa.

    A indústria tem culpa na perpetuação desse ponto de vista, o governo tem culpa e o indivíduo também tem culpa. Os primeiros porque não aplicam os testes corretos para medir o nível cultural e nivelam por baixo, já que é o que há disponível no mercado.
    O segundo pela omissão em dar ensino de qualidade a todos os brasileiros e os terceiros pela acomodação de achar que é assim mesmo, “pobre deve ser mecânico e rico deve ser piloto”, então pra que se importar?

    Eu luto contra isso. Luto pelo respeito à profissão, que infelizmente só encontrei em empresas americanas e europeias (e ainda assim até lá tem um pouco da história de grease monkey). Tento abrir os olhos de algumas pessoas para que mude aqui no Brasil também, mas quando leio alguns comentários neste Blog, em que mal dá pra entender o que a pessoa quer perguntar, dá até um desânimo.
    Todo mundo tem que lutar para ser uma pessoa melhor (não só na aviação), mas isso não cai no colo. Tem que estudar, tem que ler, tem que aprender, tem que suar. Só assim vamos conseguir o respeito na profissão. E não precisa conhecer todas as regras de crase ou do uso do “porque” ou “por que”.
    Leiam livros, questionem, aprendam, não leiam só as manchetes, entendam um texto.

    Fazer isso já será um grande passo.

    Motor de avião vira cama.

    Foi noticiado assim:
    A Motoart, uma empresa da Califórnia que transforma componentes mecânicos em móveis para casa e escritório, lançou um novo conceito de cama. Trata-se da linha 747 Liner, modelo construído com uma turbina de um Boeing 747.

    As camas são redondas e a cabeceira é feita com um pedaço de uma turbina verdadeira da famosa aeronave. Já na parte externa, que foi polida e recebeu tratamento com tinta especial, há reproduções de logotipos de companhias aéras.

    FONTE: GLOBO.COM

    BLOG:

    Eu já tinha visto um catálogo de produtos dessa empresa, coisa de louco! Só acho errado a maneira que a imprensa noticia..hehehe… o que eles chamam de “turbina”( o que deveria chamar de motor), de um 747 é igual a de um 767, que é igual a do MD-11, que é igual a do DC-10… afinal, nose cowl não é turbina.. rsrsrs.

    P.S:igual um amigo uma vez me disse provavelmente a faculdade de Jornalismo deve ter a material de burrologia avançada com ênfase em aviação.

    Só assim pra explicar tanto jornalista dando uma de especialista em aviação.


    Passaporte vencido livra dois passageiros do acidente com avião da Air France

    A distração de um brasileiro livrou dois passageiros do incidente com o airbus da Air France que seguia do Rio de Janeiro para Paris e desapareceu quando sobrevoava o Oceano Atlântico. O analista judiciário João Marcelo Calaça, de 37 anos, conta que deixou de embarcar porque percebeu, duas horas antes do check-in, que o seu passaporte estava vencido há dois meses. Um amigo americano que viajaria com ele desistiu do embarque em cima da hora.

    ” Liguei a TV e senti um calafrio com as informações ao vivo ”

    - Foi um erro bobo meu que salvou a minha vida e, do meu amigo também. Eu poderia ter insistido para embarcar, mas ao mesmo tempo pensei “se está errado, é porque não devo viajar neste momento”. Estranho falar isso agora, mas eu não estava com uma boa intuição - lembra.

    João Marcelo, que faz um mestrado na Espanha, viajaria em férias e aproveitaria para resolver problemas burocráticos no curso e depois completaria a viagem em Lisboa. O voo para a França seria apenas uma conexão, segundo ele. O brasileiro conta também que entrou no site da Polícia Federal para marcar a renivação do passaporte, ainda para esta segunda-feira.

    O analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro disse que estranhou as 25 chamadas não atendidas no início da manhã em seu celular quando acordou.

    - Como estou em férias, acordei umas 9h30m e vi umas 25 chamadas não atendidas no meu celular logo no dia seguinte ao meu embarque. Pensei na hora que poderia ter acontecido alguma coisa com o voo. Liguei a TV e senti um calafrio com as informações ao vivo sobre o acidente.

    O brasileiro diz que, apesar da alegria de ter se livrado do acidente, se sente triste pelos demais passageiros.

    - Acho que a ficha ainda não caiu. É difícil explicar os meus sentimentos. É uma mistura de alegria por estar bem e, mais que isso, vivo. Mas, ao mesmo tempo, lamento pelas pessoas que embarcaram e pelas famílias que buscam respostas.

    De acordo com a a Air France, 228 pessoas, 12 delas tripulantes - três técnicos e nove comissários - estavam a bordo do voo AF 447. Uma aeronave Hércules da Força Aérea Brasileira realiza trabalhos de resgate nas proximidades da ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, onde estaria o avião.

    Segundo a Reuters, o avião partiu do Rio às 19h de domingo e deveria chegar a Paris nesta segunda-feira às 11h15m (6h15m, hora de Brasília). A FAB afirmou que o último contato com o voo AF 447 foi feito às 22h33 (horário de Brasília) de domingo, portanto três horas após a sua decolagem. De acordo com a agência Reuters, a Air France teria emitido uma mensagem às 2h14m (23h14m em Brasília) sobre forte turbulência.
    Avião pode ter sido atingido por um raio

    Há algumas hipóteses para o desaparecimento da aeronave , entre elas a que o Air Bus tenha sido atingido por um raio . Outra seria que o transponder do avião tenha dado defeito, mas as chances são poucas.

    Segundo o aeroporto Charles De Gaulle, já há foi aberto um centro de monitoramento de crise para receber as famílias. Os parentes de passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea no aeroporto. A Air France disponibilizou um número de telefone para que parentes dos passageiros. O telefone é 00 xx 33 1570 210 55. Para o Brasil, o número é 0800 881 2020. Para a França é 0800 800 812. ( Jornalistas encontram dificuldades para obter informações em aeroporto )

    Fonte: O Globo

    Perguntas sobre o voo AF447 da Air France desaparecido

    Marcos Albuquerque Perguntou:
    Gostaria de saber o porque da demora para localizar o avião. Ele não possui GPS? Não é monitorado por radares? Como pode sumir dessa forma por tanto tempo? A caixa preta possui algum mecanismo de envio de dados remotos, para caso de uma tragédia desse nível?

    Vamos por partes então:
    1 - Os dispositivos de GPS não enviam os dados de localização para “fora” do avião, ao contrário ele recebe os sinais de “fora” (dos satélites) para que possa se localizar com mais precisão na rota. Os dados de GPS são usados somente para corrigir as informações dos ADIRUs ou sistemas inerciais de navegação.

    2 - Não há monitoramento de radar sobre o oceano, por isso a necessidade de comunicação para informar a posição a intervalos de tempo regulares, quando a aeronave passa por um “waypoint” (um ponto “virtual” de latitude e longitude) na rota.

    3 - Essa pergunta eu só posso responder por especulação. Se houve uma falha catastrófica na estrutura do avião a 35.000 pés, os destroços se espalhariam pelo oceano em uma área enorme. Os ELT’s (que são equipamentos que enviam dados de localização em caso de emergência para satélites - Emergency Locator Transmitter) podem ter sido danificados nessa descompressão (estou especulando que houve uma falha estrutural grave, não há nada confirmado) e além disso, dada a profundidade do oceano na área provável do acidente, os sinais não seriam capturados pelo satélite mesmo que os ELT’s não tivessem se danificado. Há vários ELTs em aviões modernos de grande porte, usualmente em cada escorregadeira que vira barco e mais dois em lugares diferentes da cabine.

    4 - A Caixa Preta (FDR - Flight Data Recorder) possui também um emissor de sinais de localização para satélites, ATC e outras aeronaves, contudo, pode ocorrer o mesmo problema descrito no parágrafo anterior, ou seja, se foi parar a grandes profundidades pode não ser localizado nunca, já que a bateria que alimenta o transmissor não dura mais que uma semana, infelizmente.

    Acidente com Voo 447 da Air France


    A aeronáutica já começou as buscas pelo Airbus 330-200 da Air France que desapareceu dos monitores dos radares nesta segunda-feira (1) sobre o Oceano Atlântico.

    O voo AF 447, que levava 216 passageiros e 15 tripulantes, segundo a empresa deveria ter pousado às 6h10 (horário de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

    Segundo o assessor de imprensa da Aeronáutica, coronel Henry Munhoz, as buscas foram iniciadas ao nascer do sol. “Aeronaves da Força Aérea Brasileira, a partir de Fernando de Noronha, no sentido de Paris, buscam a aeronave desaparecida”, disse Munhoz.

    Segundo o coronel, o avião não foi detectado nos radares da Ilha do Sal, que fica no meio do caminho entre Brasil e Europa. “Em consequência disso, a Força Aérea Brasileira foi acionada durante a madrugada para que as buscas fossem iniciadas com o nascer do sol.”

    O assessor da Aeronáutica explica que o departamento de controle do espaço aéreo tem uma cobertura que corresponde a três vezes a dimensão do Brasil. Boa parte do Oceano Atlântico está sob a responsabilidade do país, de acordo com tratados internacionais. Portanto, as buscas estão a cargo do país.


    A Air France confirmou à agência France Presse que “não tinha notícias” do voo. Parentes de passageiros estavam sendo encaminhados para uma área especial do aeroporto.

    O ministro francês do Desenvolvimento, Jean-Louis Borloo, disse em entrevista à radio France Info que, infelizmente, deve-se esperar pelo “mais trágico cenário”, uma vez que a reserva de combustível do avião já deve ter acabado. Ele também descartou a possibilidade de sequestro e disse que o mais provável é que tenha havido um acidente.

    O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu ao governo que “faça todo o possível” para encontrar pistas do avião, segundo comunicado emitido pelo Palácio do Eliseu. O governo montou uma “célula de crise” no aeroporto para acompanhar o caso.

    Segundo informa a companhia na nota, “o voo decolou do Rio no dia 31 de maio às 19 horas locais. 216 passageiros estão a bordo. A tripulação é composta de 12 pessoas: 3 tripulantes técnicos e 9 comissários.” Conforme a nota, os telefones da Air France para atender familiares são: para o Rio de Janeiro: (21) 3212-1806, (21) 3212-1884, (21) 3212-1889, (21) 3212-1894; para todo o Brasil: 0800 881 2020; para a França: 0800 800 812; e para outros países: + 33 1 57 02 10 55.

    A companhia informa também que seus funcionários estarão no Salão Nobre do Aeroporto Internacional do Galeão, localizado no 1º andar do prédio da administração, para dar informações e apoio às famílias. “A Air France divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas. Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle 2 assim como no do Galeão”, informa a companhia na nota.

    Avião da Air France Desaparecido AF447

    O voo AF447 da Air France que ia do Rio para Paris está desaparecido. Abaixo informações da Globo.com sore o acidente com alguns comentários meus.

    A companhia Air France informou que o Airbus que sumiu sobre o Oceano Atlântico quando ia do Rio de Janeiro a Paris mandou uma mensagem às 2h14 GMT desta segunda-feira (23h14 de domingo em Brasília) avisando sobre uma pane elétrica. O aviso teria sido mandado depois que a aeronave, um Airbus 330-200, atravessou uma área de tempestade, em que enfrentou forte turbulência.

    François Brousse, diretor de Comunicação da empresa, disse em Paris que a hipótese “mais provável” é que a aeronave tenha sido atingida por um raio.

    Comentário do Blog: Raios atingem aviões todos os dias, geralmente não causam problemas e se causarem não são suficientes para afetar a aeronavegabilidade dos aviões.

    O voo AF 447, que levava 216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a empresa deveria ter pousado às 6h10 (horário de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Anteriormente, a empresa havia informado sobre a presença de 15 tripulantes.

    Site oficial da Air France sobre o possível acidente

    Foto do avião acidentado F-GZCP antes de ser entregue a Air France, o avião era novo, tendo feito o primeiro voo em 25 de fevereiro de 2005.

    CNN informa que haviam nuvens chegando a 52.000 pés na costa nordeste do Brasil.

    Foto da aeronave desaparecida, já com as cores da Air France

    Os ultimos voos do F-GZCP com tracking.

    Este post será atualizado com novas informações.