terça-feira, 20 de outubro de 2009

Avianca e Taca anunciam fusão e criam a maior companhia da América Latina


A companhia colombiana Avianca, do empresário Germán Efromovich, dono da brasileira OceanAir, anunciou nesta sexta-feira a fusão com a Taca (Transportes Aereos Centroamericanos), de El Salvador, se tornando a maior empresa de aviação da América Latina em rotas. O novo grupo passará a se chamar Holdco.

Com esta união, a previsão de faturamento das empresas é de US$ 3 bilhões, sendo que agora cobre um total de cem rotas no continente americano. Juntas, as duas companhias latinas terão 129 aeronaves e, somando com as 14 da OceanAir, o grupo ficará com 143 aviões.

A Avianca faz parte do grupo Sinergy, de Efromovich, que inclui a OceanAir e a equatoriana Vip, que opera com aviões de pequeno porte. A OceanAir passará por uma reestruturação e também ostentará a marca Avianca.

O atual presidente da Taca, Roberto Kriete, e o presidente da Avianca, Fabio Villegas, observaram que a Holdco ainda será considerada pequena. Mas mesmo assim, os dois já vislumbram novas operações para a Europa.

A fusão acontece através de um aporte de ações das duas empresas aéreas. Para virar majoritário, a Avianca irá pagar US$ 40 milhões à Taca. O acionista da empresa colombiana, o grupo Sinergy, ficará com 67% da Holdco, enquanto o acionista da salvadorenha, Kingsland Holding, com 33%, segundo o contrato assinado na última quarta-feira.

Por enquanto, as empresas irão manter as suas identidades corporativas e as marcas nas aeronaves. A fusão ainda depende de aprovação dos governos e dos órgãos de defesa da concorrência dos dois países. Por isso, as modificações nas companhias só começarão de fato em 2010.

Fonte: G1

Foto: Taca

Nenhum comentário:

Postar um comentário