terça-feira, 20 de outubro de 2009

Como é fixado o motor da aeronave na asa?

Na verdade o motor é no Pylon.
O motor é preso no Pylon (Strut) através de dois montantes, uma seção traseira inferior e uma seção dianteira inferior ficam presos no motor, e duas seções superiores ficam presas no pylon. A figura 1 mostra os pontos de fixação.

Figura 1 - Clique para Ampliar

Este montantes suportam as cargas de potencia (empuxo), peso do motor e torque (gerado pela rotação do fan).
A seção inferior do montante dianteiro fica conectada ao motor por 4 parafusos de tensão e possui dois “thrust links” , que ficam presos em um “clevis” na carcaça do motor (ver no desenho em vermelho a frente).
Figura 2 - Clique para Ampliar


A seção inferior do montante traseiro fica conectada na carcaça da parte de exaustão da turbina (ver figura 2 a posicao dos montantes e figura 3 para um close-up do montante traseiro), e também é preso por quatro parafusos de tensão.
Este montante traseiro possui umas barras estabilizadoras que permitem a expansão térmica do motor (já que a parte de trás vai esquentar e expandir).
Figura 3 - Clique para Ampliar
Então o motor é preso de uma maneira bem simples, por apenas 8 parafusos, quatro na frente e quatro atras..rs (tomando como exemplo o motor PW4077/4090 do Boeing 777). O montante inferior se encaixa no superior, da-se o torque em quatro parafusos e pronto. Por isso, durante as turbulências, se você olhar para o motor verá que ele se move lateralmente em relação a asa, pois é preso apenas em dois pontos.
Geralmente quando se troca o motor, todos os parafusos de tensão são também substituídos, mas em alguns casos podem ser inspecionados com liquido penetrante para verificação de rachaduras e reinstalados.

Previsão de Crescimento do Mercado de Manutenção de Aeronaves


Os provedores de reparo e revisão de manutenção de aeronaves (MRO) na América Latina continuam a expandir suas ofertas de serviço no mercado mundial de MRO, com novas capacidades e certificações sendo obtidas diariamente. Com o crescimento das frotas de modernos aviões Boeing, Airbus, Bombardier e Embraer sendo entregues na região e centenas de outras aeronaves da geração anterior necessitando de manutenção mais intensiva, o mercado potencial somente com os operadores da região ja seria suficiente para alavancar o desenvolvimento MRO na América do Sul. Junte a isso a vantagem de custos mais baixos de trazer aeronaves dos EUA, Europa e até a Asia para serviços na América e o mercado potencial se expande substancialmente.

No inicio deste ano, a GOL esperava duplicar os hangares de manutenção no aeroporto internacional de Confins em Belo Horizonte até Junho, de tal maneira que o pessoal contratado poderia suportar até 120 aeronaves por ano, duplicando a razão de 60 por ano que possui hoje. Atualmente a GOL opera 108 Boeing 737 que sofrem manutenção nos dois hangares existente em Confins.

De acordo com Jonathan Berger, a tendencia é que a América Latina seja um dos mercados de MRO com maior crescimento, a uma razão de de 3.9%–aproximadamente U$3 bilhões em 2016–mas informa: “Um dos maiores problemas é a limitação de capacidade da região.”

Ainda de acordo com Berger, a maioria dos operadores de aeronaves de grande porte fazem a manutenção na Asia simplesmente por que não ha capacidade de atendimento na América Latina. Se houvesse, os custos de mão de obra e traslado, bem como redução de impacto ambiental para o Sul seriam muito atrativos para o mercado Norte Americano, o que significaria uma oportunidade real de crescimento de MROs na América Latina.

Por isso que informo aos leitores deste blog que são interessados na área de manutenção: Invista em seu futuro. Não pense em entrar na profissão agora para ganhar dinheiro, mas pense que quando houver demanda por mão de obra qualificada, bilíngue e com licença do FAA, você estará preparado e todo o investimento feito na carreira ira retornar com lucros e dividendos.

Fonte: Aviation Week via Carole Shifrin.

Aeronaves ‘grandes’ da Trip são proibidas em Mato Grosso


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a Trip Linhas Aéreas de manter voos utilizando aeronaves do modelo ATR 72, com capacidade para até 68 passageiros. A empresa introduziu o uso dos aviões sem a autorização da Anac. Em Mato Grosso, a Trip utilizava as aeronaves em voos para Alta Floresta, Rondonópolis e Sinop, trechos onde o emprego do modelo também foi suspenso. A Anac informou, via assessoria de imprensa, que nestes destinos a Trip tinha autorização para operar somente com aviões menores, modelo ATR 42, que comportam no máximo 48 passageiros. A proibição ocorreu por motivos de segurança, uma vez que tanto em Rondonópolis como nas outras duas cidades o sistema de proteção contra incêndios não atende o número de passageiros transportados por uma aeronave maior

Fonte: JetSite

Foto: Bruno jipa

Aeroporto de Manchester testa máquina de raio-x que deixa passageiros nus


O aeroporto de Manchester, na Grã-Bretanha, iniciou nesta semana testes com uma máquina de raio-x que mostra os passageiros “pelados”, para acelerar o processo de checagens de segurança e procurar armas ou explosivos escondidos.

Na semana passada, autoridades francesas alertaram que a rede al-Qaeda estaria desenvolvendo supositórios explosivos para cometer atentados suicidas.

O aparelho revela rapidamente se há algo escondido, mas o raio-x de corpo inteiro também mostra implantes nos seios, piercings e um claro contorno, em perto e branco, das partes íntimas do passageiro.

O aeroporto ressaltou que as imagens não são pornográficas ou eróticas, serão vistas por apenas um funcionário, em um local remoto, e serão destruídas logo após o exame. Sarah Barrett, chefe do departamento de clientes do aeroporto, afirma que elas não podem ser arquivadas, capturadas ou copiadas. O rosto dos passageiros também não aparece.

Barrett afirma que a maioria dos passageiros não gosta das revistas feitas com as mãos, e lembra que o aparelho acaba com a necessidade de o passageiro tirar o casaco, cinto ou sapatos para a checagem de segurança. Os passageiros, no entanto, podem se recusar a passar pela máquina.

Os aparelhos de raio-x custam 80 mil libras (cerca de R$ 220 mil). Eles funcionam lançando ondas eletromagnéticas nos passageiros enquanto estes aguardam em uma cabine. Uma imagem virtual tri-dimensional é criada a partir da energia refletida.

Segundo o aeroporto, os níveis de radiação são “extremamente seguros” e os passageiros não precisam se preocupar.

Dentro de um ano, o Departamento de Transportes deverá decidir se vai adotar a tecnologia permanentemente.

O aparelho, fabricado pela RapiScan Systems, já foi testado em aeroportos em Nova York, Los Angeles e Londres, em 2004.

Fonte: BBC Brasil

Foto: MailOnline.

Avianca e Taca anunciam fusão e criam a maior companhia da América Latina


A companhia colombiana Avianca, do empresário Germán Efromovich, dono da brasileira OceanAir, anunciou nesta sexta-feira a fusão com a Taca (Transportes Aereos Centroamericanos), de El Salvador, se tornando a maior empresa de aviação da América Latina em rotas. O novo grupo passará a se chamar Holdco.

Com esta união, a previsão de faturamento das empresas é de US$ 3 bilhões, sendo que agora cobre um total de cem rotas no continente americano. Juntas, as duas companhias latinas terão 129 aeronaves e, somando com as 14 da OceanAir, o grupo ficará com 143 aviões.

A Avianca faz parte do grupo Sinergy, de Efromovich, que inclui a OceanAir e a equatoriana Vip, que opera com aviões de pequeno porte. A OceanAir passará por uma reestruturação e também ostentará a marca Avianca.

O atual presidente da Taca, Roberto Kriete, e o presidente da Avianca, Fabio Villegas, observaram que a Holdco ainda será considerada pequena. Mas mesmo assim, os dois já vislumbram novas operações para a Europa.

A fusão acontece através de um aporte de ações das duas empresas aéreas. Para virar majoritário, a Avianca irá pagar US$ 40 milhões à Taca. O acionista da empresa colombiana, o grupo Sinergy, ficará com 67% da Holdco, enquanto o acionista da salvadorenha, Kingsland Holding, com 33%, segundo o contrato assinado na última quarta-feira.

Por enquanto, as empresas irão manter as suas identidades corporativas e as marcas nas aeronaves. A fusão ainda depende de aprovação dos governos e dos órgãos de defesa da concorrência dos dois países. Por isso, as modificações nas companhias só começarão de fato em 2010.

Fonte: G1

Foto: Taca

Embraer vende 3 jatos usados para aérea de Angola


A Embraer, por meio de sua subsidiária ECC Leasing Company Limited, vendeu três jatos usados, dois ERJ 135 e um ERJ 145, para a companhia Serviços Executivos Aéreos de Angola (SEAA). O valor do negócio não foi divulgado.

Em nota divulgada nesta terça-feira, a fabricante brasileira de aeronaves informa que o “plano inicial da nova companhia aérea regular africana é operar as aeronaves em rotas domésticas”.

Os jatos ERJ 135 são configurados com 37 assentos e o ERJ 145, com 50. As aeronaves compradas pela SEAA terão como base o Aeroporto de Lubango, operando rotas para a capital do país, Luanda, Cabinda, Ondjiva e Saurimo.

Fonte & Foto: Embraer

Cresce a participação feminina na carreira de piloto


O papel das mulheres na aviação civil é comumente associado aos cargos de aeromoça ou comissária de bordo. Mas muitas delas já começam a ocupar também seu espaço na função de piloto. Este mês, três foram contratadas pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras, fato raro entre as companhias nacionais.

Até agora, as novas funcionárias da Azul são as únicas mulheres entre 135 homens que ocupam cargos de comandante ou copiloto na companhia. No entanto, abriram precedente para novas contratações. “Até o final dos anos 80 elas não tinham acesso a esse mercado. Isso fez com que poucas mulheres passassem a ter interesse a partir de então. Mas as que desejam seguir carreira na aviação dificilmente ficam desempregadas”, avalia o comandante e diretor de operações da Azul, Álvaro Neto.

Portanto, se o ingresso das pilotos ao quadro de tripulantes da Azul não chega a ser um marco na realidade da aviação brasileira, ao menos revela a competência das profissionais que se dispõem a investir numa carreira tradicionalmente masculina. “Ainda há um certo preconceito diante de mulheres pilotos, mas isso é logo eliminado quando elas têm espaço para mostrar o seu valor”, aponta Neto. Leia mais »

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

FETEPS 2009


3ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza

A feira ocorreu nos dias 06,07 e 08/10,
e promoveu o estimulo do interesse pela ciência e pela tecnologia, a iniciativa experimental, o desenvolvimento da criatividade dos alunos em sua aprendizagem, o trabalho em equipe, além da integração das unidades de ensino, com o setor produtivo.

Tive a oportunidade e a felicidade e acompanhar dois alunos em seus projetos na feira, e que foram muito elogiados e pra mim como professor da ETEC Alberto Santos Dumont, juntamente com o professor Generoso, foi um orgulho muito grande estar presente e ve-los expondo seus projetos e observando dois jovens que terao pela vida um futuro excelente nessa carreira de Tecnico em Manutençao de Aeronaves, ou qualquer outra que por ventura venham a exercer, pois o melhor eles ja possuem, carater, comprometimento, simplicidade, vontade de crescer e aprender, empenho e virtude.

E por isso eles ja sao vencedores.

Parabéns Leandro e Victor

Os projetos apresentados pelos alunos foram a Eolipila de Hero, instrumento que demonstra o principio de funcionamento de um motor aeronautico, instrumento original foi desenvolvido a quase dois mil anos.
E o segundo projeto foi ao Ram Jet: motor estao-jato, reprodução de um motor aeronautico totalmente funcional.


Motor Estato Jato

Eolipila de Hero


A nossa escola tambem apresentou mais um projetos desenvolvido pelas alunas do curso de secretariado, orientadas pela Professora Fabiana.
O projeto foi um papel derivado da Taboa, planta pre-historica.


A união do grupo foi o que deu mais força aos projetos......

O turma toda reunida, só alegria,rsrs.

Pra mim, alem dos projetos apresentados que foram todos maravilhosos em todos estandes, um dos pontos mais felizes foi poder conhecer outros representantes de varias etec em varias cidades do estado. E fazer amizades.
E em muitos casos haviam pessoas com carisma, atenção e um carinho especial em atender as pessoas que superaram até mesmo os projetos apresentados, sendo estas pessoas as apresentações de seus estandes. E destaco as representantes da Etec de Itapetininga Luciele e Camila, todos da equipe ficaram muito felizes por te-las conhecido, tenham certeza.

Luciele



Camila e Luciele

E a seguir varios momentos da feira...................................................