terça-feira, 27 de julho de 2010

Você já viu um Boeing 767 de boca aberta?

Estávamos fazendo um tratamento dentário neste B-767…rs

Como é raro ver aviões com o radome aberto, achei que gostariam de ver esta foto (cliquem para ver maior no Flickr).

Na foto é possível ver a Antena do Radar Meteorológico na cor bege e em cima e embaixo as antenas de Glide Slope na cor verde (cor de primer – se pronuncia “práimer”). Um cabo preto saindo da antena e entrado na estrutura atrás é chamado de “wave-guide”, responsável pela transmissão e recepção das ondas até a antena.

A estrutura logo atrás da antena de radar meteorológico é chamada de Bulkhead (parede de pressão) e é um dos pontos mais reforçados da estrutura para suportar a pressurização da aeronave.

Os radares meteorológicos modernos emitem “ Banda X” que não são tão maléficas à saúde como as ondas de radar de antigamente, que eram praticamente raios X. Aliás, no passado essa parede de pressão precisava ter uma proteção “meia-boca” para a tripulação, pois um dos sintomas da exposição constante as ondas de radar era impotência sexual (naquela época era normal os mecânicos tirarem um barato com os pilotos, dizendo que ganhavam menos e ficavam sujos de graxa, mas pelo menos não ficavam brochas..hehehe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário