terça-feira, 25 de agosto de 2009

Para que servem as luzes Runaway Turnoff?

Elas só são usadas somente no solo durante o taxi noturno, serve para os pilotos poderem enxergar os lados da taxiway (visão angular).
Para efetuar o taxi a noite, as aeronaves possuem faróis de taxi para enxergar logo a frente. (ver figura 1).
Como dá pra perceber, os faróis são fixos na perna do trem de pouso, portanto, ao fazer uma curva no solo o piloto não teria a visão da taxiway ao seu lado pois os faróis de taxi estariam iluminando apenas a sua dianteira. Para evitar esse problema, os aviões de grande porte possuem as luzes Runway Turnoff (RT) (ver figura 2), que podem tanto ficar na asa (caso do 777) como na fuselagem (como era o caso dos Electras que a possuíam), assim a noite se o piloto for virar para a esquerda, ele acende a RT do lado esquerdo e ilumina a área em que ele vai “entrar” na curva. Após a curva, as luzes são apagadas. É possível ver na figura abaixo que as RT possuem um ângulo de aproximadamente 45º em relação ao eixo longitudinal do avião.

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