sábado, 5 de setembro de 2009

França sai na frente na disputa pelo FX-2


A fabricante francesa Dassault desponta com grandes chances de ser a escolhida para projeto de renovação da frota aérea militar brasileira, o FX-2, que prevê a aquisição de 36 jatos, no valor de U$ 4 bilhões. Pelo menos é o que dá a entender o presidente Lula.

“A França se mostrou como o país mais flexível na questão da transferência de tecnologia, e obviamente essa é uma vantagem comparativa excepcional”, disse o presidente à agência AFP.

Na fase final do projeto, estão na disputa, além da Dassault com o jato Rafale, a fabricante sueca Saab com o modelo Gripen, e a norte-americana Boeing com F-18 Super Hornet.

Apesar de o presidente Lula procurar pronunciar-se de forma imparcial, dizendo que “não pode dizer qual é seu preferido por questões de ética presidencial”, não poupou elogios ao projeto apresentado pelos franceses. “Nós sabemos que a França é o único país importante que está disposto a discutir conosco a transferência de tecnologia”.

De fato, entre todos os concorrentes, é com a França que o Brasil manter relações políticas e comerciais mais estreitas.

Em dezembro do ano passado, o presidente Francês, Nicolas Sarkozy fez uma visita ao Brasil que resultou em um protocolo de acordo entre os países, no qual fiocu estipulado a negociação de 50 helicópteros, a construção de cinco submarinos convencionais e outro de propulsão nuclear. Além disso, o acordo determina que a construção dos helicópteros e do motor do submarino será realizada em solos nacionais.

Outro ponto a favor dos Dassault é que a atual frota da FAB utiliza antigos modelos Franceses, como o Mirage.

Sobre o FX-2, o presidente brasileiro adiantou que deve conversar com Sarkozy – que vem ao Brasil no próximo domingo como convidado de honra nas cerimônias comemorativas de 7 de setembro – nessa quinta-feira, após se reunir com o ministro da defesa, Nelson Jobim, e o comandante da força aérea, Juniti Saito.

Fonte: Aviação em Revista

Foto: Aircraft Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário