terça-feira, 29 de setembro de 2009

Primeiros quiosques compartilhados do País entram em operação em Guarulhos


O mais movimentado aeroporto internacional da América Latina, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), que recebe 21 milhões de passageiros anualmente, acaba de ganhar os primeiros quiosques self-service compartilhados por várias empresas aéreas. Fornecido pela Sita, o serviço inédito no Brasil traz mais eficiência e rapidez no check-in do aeroporto. Os equipamentos serão utilizados, a princípio, pelas companhias Air Canada, Air France, KLM e LAN, que integram o Cute Clube de Guarulhos (sigla em inglês para terminais de uso comum – Common Use Terminal Equipment).

O Cute Clube, organização que reúne 32 companhias aéreas no aeroporto, já instalou seis quiosques de uso comum e até o final do ano instalará um total de 20 equipamentos. O modelo escolhido é o Sita S3, que possui a menor impressão em carbono da indústria. Muito compacto, o novo modelo ocupa a metade do espaço de um convencional. Além de fazer o check-in, o quiosque S3 imprime tarjas de bagagem, agilizando o processo de despacho da bagaem e é equipado com scanners para passaportes e documentos, permitindo uma coleta mais rápida das informações dos passageiros e um serviço de validação do visto através de um serviço eletrônico de autorização de viagem.

Paulo Dohnert, presidente do Guarulhos Cute Clube, comenta a novidade: “Ao introduzir os quiosques da Sita, estamos oferecendo check-in mais rápido para nossos passageiros. Os terminais de uso comum podem ser usados por qualquer companhia aérea. Eles trazem benefícios tanto para os passageiros quanto para as companhias, que têm reduzido seu custo. Além disso, ao dividir os quiosques, é demandada menor infraestrutura do aeroporto de Guarulhos, que terá reduzido também o congestionamento de passageiros, com mais economia.”

Segundo Olivier Layly, vice-presidente regional da Sita na América Latina e Caribe, “ as companhias aéreas que operam no aeroporto internacional de São Paulo estão atendendo os desejos dos passageiros com a instalação dos quiosques como mais uma opção de atendimento self-service. O interesse por este tipo de serviço foi destacado nos resultados da pesquisa Sita/Air Transport World Passenger Self-Service, realizada em seis importantes aeroportos, incluindo o terminal internacional de Guarulhos. Em 2008, 78% dos passageiros tiveram uma atitude positiva em relação ao uso de quiosques e as preliminares da pesquisa de 2009 mostram que eles estão mais favoráveis ainda a este tipo de atendimento.

“A chegada dos quiosques compartilhados demonstra a liderança em inovação das companhias aéreas e do operador do aeroporto de Guarulhos e o compromisso em oferecer uma melhor experiência para os passageiros”, conclui Olivier Laly.

Fonte: Aviação em Revista

Foto: O Globo

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