terça-feira, 2 de junho de 2009

Passaporte vencido livra dois passageiros do acidente com avião da Air France

A distração de um brasileiro livrou dois passageiros do incidente com o airbus da Air France que seguia do Rio de Janeiro para Paris e desapareceu quando sobrevoava o Oceano Atlântico. O analista judiciário João Marcelo Calaça, de 37 anos, conta que deixou de embarcar porque percebeu, duas horas antes do check-in, que o seu passaporte estava vencido há dois meses. Um amigo americano que viajaria com ele desistiu do embarque em cima da hora.

” Liguei a TV e senti um calafrio com as informações ao vivo ”

- Foi um erro bobo meu que salvou a minha vida e, do meu amigo também. Eu poderia ter insistido para embarcar, mas ao mesmo tempo pensei “se está errado, é porque não devo viajar neste momento”. Estranho falar isso agora, mas eu não estava com uma boa intuição - lembra.

João Marcelo, que faz um mestrado na Espanha, viajaria em férias e aproveitaria para resolver problemas burocráticos no curso e depois completaria a viagem em Lisboa. O voo para a França seria apenas uma conexão, segundo ele. O brasileiro conta também que entrou no site da Polícia Federal para marcar a renivação do passaporte, ainda para esta segunda-feira.

O analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro disse que estranhou as 25 chamadas não atendidas no início da manhã em seu celular quando acordou.

- Como estou em férias, acordei umas 9h30m e vi umas 25 chamadas não atendidas no meu celular logo no dia seguinte ao meu embarque. Pensei na hora que poderia ter acontecido alguma coisa com o voo. Liguei a TV e senti um calafrio com as informações ao vivo sobre o acidente.

O brasileiro diz que, apesar da alegria de ter se livrado do acidente, se sente triste pelos demais passageiros.

- Acho que a ficha ainda não caiu. É difícil explicar os meus sentimentos. É uma mistura de alegria por estar bem e, mais que isso, vivo. Mas, ao mesmo tempo, lamento pelas pessoas que embarcaram e pelas famílias que buscam respostas.

De acordo com a a Air France, 228 pessoas, 12 delas tripulantes - três técnicos e nove comissários - estavam a bordo do voo AF 447. Uma aeronave Hércules da Força Aérea Brasileira realiza trabalhos de resgate nas proximidades da ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, onde estaria o avião.

Segundo a Reuters, o avião partiu do Rio às 19h de domingo e deveria chegar a Paris nesta segunda-feira às 11h15m (6h15m, hora de Brasília). A FAB afirmou que o último contato com o voo AF 447 foi feito às 22h33 (horário de Brasília) de domingo, portanto três horas após a sua decolagem. De acordo com a agência Reuters, a Air France teria emitido uma mensagem às 2h14m (23h14m em Brasília) sobre forte turbulência.
Avião pode ter sido atingido por um raio

Há algumas hipóteses para o desaparecimento da aeronave , entre elas a que o Air Bus tenha sido atingido por um raio . Outra seria que o transponder do avião tenha dado defeito, mas as chances são poucas.

Segundo o aeroporto Charles De Gaulle, já há foi aberto um centro de monitoramento de crise para receber as famílias. Os parentes de passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea no aeroporto. A Air France disponibilizou um número de telefone para que parentes dos passageiros. O telefone é 00 xx 33 1570 210 55. Para o Brasil, o número é 0800 881 2020. Para a França é 0800 800 812. ( Jornalistas encontram dificuldades para obter informações em aeroporto )

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário