sexta-feira, 12 de junho de 2009

Infraero firma convênio para controle de avifauna em dez aeroportos


A Infraero acaba de firmar, na última sexta-feira, Dia Internacional do Meio Ambiente, um convênio com a Fundação Universidade de Brasília, por meio do CDT/UnB (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília), para elaboração e execução de planos de manejo e pesquisa da fauna em dez aeroportos brasileiros.

A Fundação será responsável pela elaboração de um estudo técnico que resultará em amplo diagnóstico da situação da avifauna nos aeroportos. Neste levantamento serão identificados possíveis riscos para a aviação, focos atrativos de aves e animais silvestres e a melhor maneira de remanejá-los.

Além do estudo, a UnB também será encarregada de implementar o projeto, ou seja, executar todas as ações necessárias ao manejo da fauna, entre elas as licenças para a captura de animais, para o transporte e para a relocação dos mesmos em outro ambiente. Outro item do convênio é a capacitação de empregados da Infraero que serão encarregados de dar continuidade ao trabalho após o encerramento da parceria.

Com a implantação do programa, espera-se que a Infraero possa atuar na prevenção, contenção e eliminação dos riscos causados pela fauna à atividade aeroportuária.

O convênio tem validade de dois anos. Esse é o prazo para a realização de pesquisas, elaboração e execução dos planos de trabalho. Serão contratados biólogos com especialização em vários tipos possíveis de fauna e equipes de apoio.

Fonte: Aviação em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário