sábado, 6 de junho de 2009

Vazou as mensagens de ACARS do Air bus AF447

Essa é a lista das mensagens enviadas pelo Airbus via satélite.
Algum funcionário tirou um print da tela e postou neste site:
http://www.eurocockpit.com/images/acars447.php
Abaixo está a lista “resumida”. Como já expliquei não sou especialista em Airbus, mas imagino que esses números a frente das mensagens são códigos de falha. Uma pena eu não ter acesso a um manual de manutenção do A330.

Tem uma mensagem aí que não foi mencionada antes: FLT/CTL RUD TRV LIM FAULT
Em linguagem normal, isso significaria que o leme de direção atingiu o limite máximo de curso (ou perdeu a informação de limite). Pra quem se lembra do acidente com o Airbus A300 em Nova York em 2001, a causa foi o leme de direção excedendo o limite por comando do piloto. Isso por enquanto não quer dizer nada (ou quer dizer tudo no caso do avião ter se partido no ar), mas vale o registro. Não quer dizer que a causa do acidente foi o leme, a causa é outra coisa. Mas pode significar que o leme pode ter causado a ruptura da aeronave em voo.

Clique na imagem para ver em tamanho maior.

Acars 447

Update 1 - Nesta lista (que não está completa, pois não aparece a msg de cabin vertical speed), não há nada que sugira falha elétrica. De onde será que surgiram aquelas informações iniciais da imprensa? Ainda bem que eu já havia postado que não poderia ter sido falha elétrica. Na minha modesta opinião, a lista de eventos aponta na verdade para uma cascata de eventos relacionadas a falha de sensores externos ao avião que alimentam os ADIRUS.

Daí o anúncio da Airbus de hoje falando sobre procedimentos em caso de indicações conflitantes nos PFDs (instrumento primário dos pilotos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário