sábado, 9 de maio de 2009

Absa Cargo instala winglets para economizar 5% de combustível


Em meio à crise financeira mundial e seus impactos, o Grupo LAN investe US$ 70 milhões na incorporação de uma tecnologia avançada, chamada de winglet, componente aerodinâmico posicionado na extremidade livre da asa de uma aeronave, que tem por função diminuir o arrasto - redução que melhora a eficiência da aeronave. O winglet também é utilizado em carros de competição da Fórmula 1, tanto na asa dianteira como na traseira.

“O winglet, instalado nas extremidades da asas, é uma peça que prolonga a asa para cima, permitindo redução de resistência e economia no consumo de combustível”, afirma Norberto Jochmann, diretor-presidente da Absa Cargo Airline, agente geral de vendas da LAN Cargo no Brasil.

Com a solução, a redução no consumo de combustível pode chegar até 5% ou em um trecho que a aeronave gasta 10 mil litros, ela passará a consumir 9,5 mil litros. Jochmann lembra que o insumo responde por 30% dos custos da empresa de transporte aéreo. “Aplicando este valor sobre 30%, o custo com combustível será de 28,5%, com a tecnologia implantada”, acrescenta.

O executivo não quis comentar sobre a participação do custo do combustível no ano passado, em função dos altos preços do petróleo, que chegou no pico a US$ 147 o barril em julho do ano passado. Além disso, ele destacou que essa redução nos custos não implicará em alterações nas tarifas. “A tarifa que oferecemos é sempre de mercado, ela não é construída baseada no custo operacional, e sim na oferta e demanda”, diz.

A instalação será realizada nas 37 aeronaves - Boeing 767-300 - do grupo, já incluindo as duas da Absa Cargo Airline. A previsão é de que, quando os aviões da Absa pararem para manutenção no final do ano ou início de 2010, sejam implementadas as soluções. Os winglets além de permitir a redução de custos, também colaboram com o meio ambiente, uma vez que ao gastar menos combustível emite menor quantidade de gás carbônico (CO2).

A Absa Cargo Airline, sediada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, é uma das três empresas de bandeira brasileira autorizadas a operar no transporte aéreo de cargas em linhas regulares internacionais.

A companhia recentemente lançou a linha São Paulo-Manaus. O capital social da Absa é composto por 20% integralizado por empresas estrangeiras e 80% por brasileiras, sendo elas a Tadef - Transportes, Administração e Participação e a Jochmann Participações.

Fonte: Gazeta Mercantil e NTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário