quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sobre spoilers e speed brakes

Um amigo me perguntou: Uma vez em aproximação Rio de Janeiro, 737-200, vi os spoilers sendo acionados, nunca tinha visto isso em vôo. Isto é um procedimento comum para reduzir velocidade para o pouso?

É um procedimento comum usar os spoilers em voo (no caso que você citou se dá o nome de speedbrake), mas não serve para reduzir a velocidade para o pouso (essa é uma função dos flaps).
A foto abaixo mostra os speed brakes atuando num Boeing 767737. A função principal dos speed brakes é aumentar a razão de descida de uma aeronave sem aumentar consideravelmente a velocidade. E com licença da analogia, seria como descer uma serra bem íngreme de carro com a segunda marcha engatada, ou seja, apesar do carro estar embicando pra baixo, a marcha segura a velocidade num limite determinado (claro que em avião é diferente, já que as descidas podem ocorrer com o nariz do avião levantado, mas a analogia tá valendo). Um outro exemplo: Digamos que um avião consiga descer 3000 pés em um minuto, mas para isso atingiria 270 nós de velocidade. Com os speedbrakes levantados, ele poderia descer a 5000 pés/minuto com a mesma velocidade (números totalmente fictícios apenas para ilustrar).

Muitas vezes, durante o planejamento de descida para um aeroporto, o controlador do espaço aéreo pode solicitar que um piloto cruze um fixo (ponto na rota) a 10.000 pés com 250 nós de velocidade por exemplo. E muitas vezes, para descer rápido e atingir esse ponto sem extrapolar a velocidade, os speed brakes são usados e provavelmente foi isso que aconteceu no seu vôo.

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