quinta-feira, 7 de maio de 2009

Na Ásia, aeroportos usam escaneamento termal


Quem desembarca no aeroporto de Taipé, a capital de Taiwan, nem desconfia que é submetido a um “escaneamento termal” quando passa pelo corredor em direção ao saguão de bagagens. Inspetores a alguns metros dali acompanham no computador a temperatura do passageiro.

Se estiver acima do normal, indicando febre, ele nem chegará perto da porta de saída. Será rapidamente bloqueado, interrogado e mandado direto para o hospital. Se resistir, será despachado de volta no próximo voo.

A operação é acompanhada por câmeras a quilômetros dali, no Centro de Controle de Doenças (CCD), no centro da capital, onde as providências serão tomadas rapidamente para isolar a pessoa com contágio de algum vírus. Descoberto algo, o boletim de alarme é divulgado imediatamente.

O novo vírus da gripe acaba de chegar à Ásia-Pacífico, com dois casos descobertos na Nova Zelândia. Mas Taiwan e boa parte da região estão melhor preparados, depois de terem tirado lições da epidemia de Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) - uma doença respiratória grave que afligiu o mundo em 2003, matou 775 pessoas e custou à região Ásia-Pacífico cerca de US$ 40 bilhões - e também da gripe aviária.

Em quatro meses, Taiwan controlou a epidemia de Sars que tinha se propagado a partir da vizinha China. Mais de 20 mil pessoas foram submetidas a quarentena. Todo mundo foi aconselhado a usar máscaras e lavar as mãos com frequência, e o controle de passageiros no aeroporto foi severo.

Sem nenhum caso de gripe suína, Taiwan acionou esta semana seu plano de controle máximo. O temor é sempre a China, que pelo tamanho tem mais dificuldades em monitorar epidemias e tampouco pratica a transparência desejada pelos parceiros.

Na segunda-feira, 27/04/2009, Cingapura anunciou que seu recém-instalado escaneamento termal identificou um americano desembarcando com febre. A Tailândia também instalou o scanner. Hong Kong e Coreia nunca desligaram os seus desde a crise de Sars. A Anvisa disse que em nenhum aeroporto brasileiro há scanners termais e que não há previsão de compra desses aparelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário