sábado, 9 de maio de 2009

Governo cearense entrega novo aeroporto de Tauá

Com um investimento de R$ 3,76 milhões, do Tesouro do Estado do Ceará, foi construído o Aeroporto Regional de Tauá. Com as obras, as condições operacionais do aeroporto foram aprimoradas, possibilitando a operação de aeronaves de médio porte, em ligação com a capital e outros centros regionais. O aeroporto foi entregue à população no último domingo, enriquecendo as comemorações do aniversário daquele município. A solenidade de inauguração contouu com a presença do governador Cid Gomes.

A construção das pistas de pouso e decolagem (com 1.200m x 30m), pista de taxiamento, pátio de estacionamento de aeronaves e do terminal de passageiros (com área de 228 metros quadrados) estão inclusas na obra. Os serviços de balizamento, como sistema de proteção de voo, garantirão as operações noturnas. Além disso, também está assegurada a urbanização das vias de acesso e serviços de combate a incêndio.

Esse é mais um equipamento do Estado que recebe investimento, com vistas a incrementar o desenvolvimento da aviação regional do Ceará, pelo Governo do Ceará, através da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) e com execução do DER (Departamento de Edificações e Rodovias), órgão vinculado à Seinfra. Com o aeroporto de Tauá, somado aos aeroportos de Camocim, Aracati, Juazeiro do Norte, Crateús, Campos Sales, Quixadá, Sobral e Iguatu, o Governo responde pela gestão de nove aeroportos no Estado.

Além desses equipamentos, a construção do aeroporto de São Benedito encontra-se com o projeto em elaboração, com licitação prevista para daqui a três meses. Existe também o projeto para a construção do Aeroporto Internacional de Jericoacoara, cuja previsão de início é para ainda este ano. Com 2.500 metros de extensão, o aeroporto terá a segunda maior pista de pouso e decolagem do Ceará. A intenção é incrementar o acesso a Jericoacoara, destino turístico que cada vez mais ganha destaque internacional.

O objetivo das ações de melhorias aeroportuárias, além de promover e valorizar o turismo no interior, é alavancar ainda mais o turismo de negócios, com vistas ao crescimento e desenvolvimento regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário