sábado, 9 de maio de 2009

Anac já concedeu 95 autorizações para novos voos no Santos Dumont


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já autorizou 95 voos para destinos fora do eixo Rio-São Paulo, boa parte já em operação, no Aeroporto Santos Dumont, desde que revogou a Portaria nº 187/2005 que limitava o terminal a trabalhar com aviões de grande porte apenas na ponte aérea entre os dois estados.

Segundo a assessoria da agência, responsável por regulamentar e fiscalizar a aviação comercial, os novos voos não irão exigir qualquer adequação da infraestrutura aeroportuária. A assessoria explicou que, antes de aprovar qualquer pedido de hotran (concessão de rotas e horários de voos), a Anac checa a disponibilidade de pista, do pátio, do espaço no terminal e de tráfego aéreo, entre outros dados sobre a capacidade do aeroporto.

Somente na última quinta-feira, a Anac aprovou quatro pedidos que haviam sido feitos pelas companhias Webjet e Gol. De acordo com balanço fornecido na última sexta-feira pela assessoria da agência, já foram atendidas 34 solicitações da TAM; 30 da Gol; 14 da Azul; 12 da Webjet e cinco da OceanAir.

As autorizações concedidas a Azul são para voos entre o Santos Dumont e o Viracopos, em Campinas (SP). As da Webjet são para a rota Rio de Janeiro-Brasília. Os hotrans da Gol permitem que a empresa opere entre a capital fluminense e Brasília, Vitória e Campinas. A TAM é a companhia que obteve autorizações para operar para o maior número de destinos a partir do Santos Dumont: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Vitória, Recife e Aracaju.

Defendido pela Anac, o fim das restrições às operações no Aeroporto Santos-Dumont tem o objetivo de aumentar a concorrência entre as empresas que utilizam o terminal, localizado na região central do Rio de Janeiro, beneficiando os passageiros. Além disso, a expectativa é de aumentar o movimento no terminal, que possui uma localização privilegiada em relação ao Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, a cerda de 30 minutos de carro do centro da cidade.

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